Gazeta Itapirense

Resultado do IDEB coloca Itapira em destaque nacional na Educação Básica

Divulgado na última quarta-feira, 14, o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) colocou Itapira em destaque nacional, com nota superior ao resultado geral do Brasil e do estado de São Paulo.

O IDEB foi criado em 2007 e reúne em um só indicador os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desenvolvimento nas avaliações.

Ele é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).

O IDEB agrega ao enfoque das avaliações em larga escala a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para as escolas.

O índice também é importante condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade para a educação básica.

Educação básica em Itapira entre as melhores do Brasil

Em Itapira a educação básica vem se dedicando a estudos que buscam novas estratégias de trabalho, para que se possa atingir cada vez mais as metas propostas pelos índices estaduais e federais.

“Vale ressaltar nossa parceria com o Sesi desde 2022 com o Programa Recompondo Saberes e atualmente com o Programa Alfabetização Responsável (PAR), com o objetivo de amenizar impactos da pandemia, que causou grande impacto principalmente no nível do Ensino Fundamental l, etapa onde as crianças tem grande dependência para o desenvolvimento das aprendizagens”, explicou a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental, Cláudia Fernandes.

Nesse nível de ensino, o índice nacional foi de 6,0 e a rede pública do estado de São Paulo apresentou índice de 6.2. Já Itapira obteve 6,5, pontuação maior quem em 2021 quando teve 6,3 (período de pandemia) e 6,4 de 2019.

“Isso se deve ao trabalho de toda equipe da Secretaria de Educação, gestores, coordenadores, professores e famílias que nos apoiam e confiam no nosso trabalho”, concluiu a coordenadora pedagógica.

 

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