Gazeta Itapirense

Alunos da escola Wilma de Toledo realizam visita ao Aterro Sanitário

O Aterro Sanitário Municipal recebeu na última quarta-feira, 14, a visita pedagógica de 42 alunos do 4º ano da EMEB Profª. Wilma de Toledo Barros Munhoz.

Eles foram divididos em dois períodos, sendo 23 pela manhã e 19 à tarde. As crianças e seus professores conheceram na prática os aspectos relacionados ao tratamento e destinação final de resíduos sólidos no município.

O grupo foi recebido pelos técnico do Aterro Sanitário, Edno Moreira, e pelo consultor técnico, engenheiro Edgar Manuel Miranda Samudio. A dupla fez explanações sobre toda a parte técnica do aterro, desde a escolha da área, o recebimento, compactação e cobertura dos resíduos sólidos, assim como a geração de gases e lixiviado, comumente conhecido como chorume.

Para uma maior fundamentação dos conceitos sobre como deve ser procedido o tratamento correto do lixo de uma cidade, os estudantes conferiram a campo a compactação dos resíduos pela máquina de esteira e puderam verificar quanto material passivo de reciclagem ainda é encaminhado para o aterro.

Os alunos demonstraram grande interesse durante a visita, com a recepção dada a eles pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), sendo muito elogiado pelos presentes.

O secretário José Aparecido Perentel Rostirolla disse “que essas visitas monitoradas valorizam muito o aprendizado das crianças em relação à coleta e destinação final do lixo em Itapira. Estou muito contente em poder proporcionar essa oportunidade importante em termos de educação ambiental e cidadania”.

 

Compartilhe
error: