Gazeta Itapirense

Clássicos em Cena apresenta Bálkân Neo Ensemble no dia 28

Após um breve recesso em julho, o projeto “Clássicos em Cena” retorna a Itapira com suas apresentações mensais gratuitas e comentadas de música clássica e instrumental. Quem abre a programação do segundo semestre é o grupo Bálkân Neo Ensemble.

Com o patrocínio do Grupo Penha, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o evento é no dia 28 de agosto, quarta-feira, às 19h, no anfiteatro do Grupo Penha. O espaço fica na Rua Comendador Funabashi Tokuji, 278, no Jardim Ivete, em Itapira/SP. A entrada é franca.

Formado pelo búlgaro Martin Borislavov Lazarov (oboé, corne inglês, tambura, voz, piano e arranjos), Emilio Martins (percussão étnica), Ricardo “Zohyo” Silva (baixo acústico, tambura, buzuki e bandolim) e Manú Falleiros (flauta, duduk, sax soprano/alto), o grupo apresenta um repertório focado nas músicas tradicionais dos Bálcãs, destacando a rica e complexa música búlgara com seus ritmos assimétricos e compassos compostos.

Além da Bulgária, o quarteto traz no repertório músicas de outros países da região, como Albânia, Bósnia, Grécia, Romênia, Montenegro, Macedônia, Turquia, Sérvia e Hungria, bem como a música cigana, que tem uma forte presença nessa região.

O Bálkân Neo Ensemble foi fundado por Martin Borislavov Lazarov, um grande conhecedor da música dos Bálcãs, que encontrou músicos brasileiros fascinados por esses ritmos. Iniciado como um grupo de estudo, sua missão é experimentar e criar uma fusão entre a música dos Bálcãs, a música cigana, a música instrumental brasileira e até a música contemporânea. O grupo dedica-se à pesquisa do folclore do Leste Europeu, com especial ênfase na música da Península Balcânica, especialmente da Bulgária.

Os concertos do projeto Clássicos em Cena em Itapira contam com os comentários do Maestro Parcival Módolo, que conduz as apresentações trazendo curiosidades, histórias e informações que ajudam o público a apreciar melhor as composições e sonoridades da apresentação.

Professor e regente com carreira internacional, Parcival Módolo tem mestrado em música dos séculos XVII e XVIII na Alemanha e doutorado pela University of Southern California, em Los Angeles. Foi Maestro Titular e Diretor Artístico da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas e Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e atualmente é coordenador geral da Divisão de Arte e Cultura do Instituto Presbiteriano Mackenzie em São Paulo, além de atuar regularmente como regente convidado em várias orquestras brasileiras e no exterior.

A concepção do projeto Clássicos em Cena, idealizado pelo próprio Módolo em colaboração com o produtor cultural Antoine Kolokathis, fundador da Direção Cultura, tem como ponto central a propagação de música clássica e instrumental de maneira gratuita e acessível ao público em geral. O projeto nasceu no ano 2000 e já passou por mais de 15 cidades.

Em Itapira, o projeto conta com patrocínio do Grupo Penha, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e tem sido bem recepcionado pelo público em todas as edições. Em setembro, o grupo convidado será o Quarteto Edino Krieger, que se apresentará no dia 25. Todos os eventos são gratuitos e não é necessário retirar ingressos.

 

Grupo Penha

Reconhecido como uma referência na indústria, o Grupo Penha é um dos principais produtores de embalagens de papelão ondulado no Brasil, com 10 unidades distribuídas em quatro estados: São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Bahia.

Com 63 anos de expertise, seus 2,2 mil colaboradores se dedicam diariamente a desenvolver soluções de embalagens únicas e sustentáveis que incorporam os mais avançados e personalizados serviços disponíveis no mercado, cultivando parcerias sólidas que transcendem a simples entrega de produtos.

 

Serviço:

Ministério da Cultura e Grupo Penha apresentam:

Clássicos em Cena em Itapira

Convidado: Bálkân Neo Ensemble

Data: 28 de agosto de 2024 (4ªf)

Horário: 19h

Entrada Franca

Local: Anfiteatro da Penha – Rua Comendador Funabashi Tokuji, 278, no Jardim Ivete, em Itapira/SP

Mais informações: www.classicosemcena.com.br

 

 

Compartilhe
error: