Gazeta Itapirense

Anderson Martelli e Fabiana Martelli retratam a fé, oração e perseverança            

 A fé é à base de uma relação pessoal com Deus, o Criador e Sustentador de todas as coisas. Crer em Deus não é um benefício dado a alguns, mas algo que está acessível a qualquer um de nós. Neste sentido. Anderson Martelli e sua esposa Fabiana Palermo Martelli escreveram um manuscrito retratando o poder da Fé, da oração e da perseverança descrito em um dos livros do velho testamento da Bíblia Sagrada e vivenciada por um personagem chamado Jó, um homem de posses na sua época e obediente a Deus.

Segundo os autores, o referido livro nos seus 42 capítulos é retratado uma narrativa de como um homem temente a Deus teve sua fé provada ao extremo. Este enfrenta diversas adversidades, tristezas e sofrimentos frente às questões econômicas, familiares e enfermidades por conta da própria opressão do qual é submetido, promovendo diversos sentimentos de medo, solidão, angústia e temeridades. Nesta passagem, Deus permitiu a Satanás tocasse nas coisas de Jó, sejam elas materiais perdendo todas as suas posses e também em sua família, onde teve seus filhos e servos mortos, um impacto psicológico significativo. As Escrituras Sagradas diz assim: “Eis que tudo o que ele tem está no teu poder; somente contra ele não estendas a tua mão” (Jó 1:12). A perda familiar de Jó ainda tinha um agravante, como deixar a esposa ciente da perda dos filhos, isso aumentava esse sofrimento psíquico, pois a dor não era somente sua, tinha que suportar a dor da perda e ainda consolar a esposa de tamanha crise. Sua esposa sem compreensão do acontecido fala para Jó: “Ainda reténs a tua sinceridade? Amaldiçoa a Deus, e morre. Porém ele lhe disse: Como fala qualquer doida, falas tu; receberemos o bem de Deus, e não receberíamos o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios” (Jó 2:9,10).

Não obstante com seu quadro psíquico alterado, Satanás pediu permissão para tocar em Jó – O Senhor disse a Satanás: “Pois bem, ele está em suas mãos; apenas poupe a vida dele” (Jó 2:6). Posteriormente, o patriarca foi acometido por lesões de pele severas. O sofrimento era tanto que ele coçava seu corpo com cacos de telha. “Saiu, pois, Satanás da presença do Senhor e afligiu Jó com feridas terríveis, da sola dos pés ao alto da cabeça.

Diante desses fatos, Jó mudou de um homem rico possuidor de grande riqueza para alguém que não tinha nada, um sofrimento mental e somático tremendo, mas Jó demonstrou seu lado temente a Deus mantendo sua Fé, oração e seus lábios em nenhum momento blasfemou contra Deus relatam os autores do artigo. Deus permitiu isso na vida de Jó, pois sabia da sua obediência e temeridade, e assim é conosco relata os autores do trabalho “Deus conhece a palavra bem antes dela sair de nossas bocas”. Assim, a narrativa é finalizada retratando que depois de todo o sofrimento sofrido por este homem, Deus vem até Jó e lhe traz uma mensagem profunda e direta por ter se mantido fiel; Jó teve sua vida restaurada com sua família restituída com mais filhos e filhas, os bens de Jó foram restaurados e multiplicados e ao final ele viveu seus dias desfrutando das bênçãos do Senhor. Como o próprio Jó diz “Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram” (Jó 42:5).

O artigo é finalizado expondo que a Fé de Jó em Deus foi incondicional e além do domínio da crença com grande temor e obediência. A Fé deste homem fez com que ele se humilhasse dando graças a Deus por dar muitas coisas boas a ele, mas também por tirar dele essas mesmas coisas, sendo capaz de assumir a responsabilidade de devolver tudo o que possuía a Deus, incluindo sua vida, uma lição de vida importante para nós nos dias atuais que muitas vezes não damos o devido valor às coisas que temos ou conquistamos finalizam Anderson e Fabiana. O artigo na integra foi publicado na Revista Cientifica Faculdades do Saber e pode ser acessado no link: https://rfs.emnuvens.com.br/rfs/article/view/303/227

 

Compartilhe
error: