Gazeta Itapirense

Nova unidade do Centro Dia do Idoso é inaugurada no Assad Alcici

Foi inaugurada na manhã da última sexta-feira, 28, a Unidade II do Centro Dia do Idoso de Itapira que homenageia o Sr. João Alves da Silva. Situado à Rua Ângelo Bertini, s/n°, o serviço atenderá mais 30 idosos, duplicando a oferta desse serviço no município.

A solenidade festiva foi marcada pela presença dos idosos que são atendidos na Unidade I e que encantaram o público presente com apresentações musicais do Projeto Viva Música, da Banda Lira Itapirense. As equipes técnicas do serviço e de outros equipamentos da Secretaria de Promoção Social e familiares dos idosos também compareceram.

Um ponto alto do evento foi o depoimento do Sr. João Alves da Silva. Ele foi um dos presidentes do Conselho Municipal do Idoso com atuação mais expressiva, atuou e ainda atua como voluntário em instituições ligadas a idosos na cidade e segue como conselheiro.  “Agradeço a todas as autoridades envolvidas na indicação de meu nome para esse Centro e em especial a cada profissional e voluntário que, com muita dedicação e carinho, fazem desse serviço um verdadeiro lar”, declarou. “Agradeço ainda a cada um que, de alguma forma, colaborou para que esse projeto se tornasse realidade. Que continuemos trabalhando juntos para que os direitos e a dignidade dos idosos sejam sempre preservados e valorizados. Quando se respeita os direitos de um idoso, não é por se tratar de alguém fraco ou incapaz, mas para honrar alguém que carrega na bagagem uma longa vida e merece nossa retribuição”, completou.

As reformas do prédio que agora abrigam a o Centro Dia do Idoso II foram iniciadas em meados de maio e contemplam adequações dos banheiros com acessibilidade, pintura do prédio, reforma do telhado, colocação de grades nas janelas e portas, melhorias no espaço externo e troca de todo alambrado. Aproximadamente R$ 70 mil de recursos próprios da Prefeitura foram investidos. Para equipar o espaço, foram adquiridas poltronas novas, televisão e também foram aproveitados mobiliários e muitos itens que a Secretaria de Promoção Social já dispunha de outros serviços.

Em seu discurso o Prefeito Toninho Bellini falou da relação pessoal com o homenageado. “Seu João é um amigo de longa data e desde que começamos a planejar a criação dessa segunda unidade pensamos juntos em seu nome por se tratar de uma pessoa que sempre lutou em prol dos idosos de nossa cidade. Foi em 2012, no final do meu segundo mandato, que fomos solicitar junto ao então governador do Estado, Geraldo Alckmin, a viabilização do Centro Dia do Idoso para Itapira. Nosso projeto foi aprovado, veio a verba e ele foi construído. E agora estamos em 2024 inaugurando a segunda unidade com recursos próprios”, lembrou.

O Chefe do Executivo também destacou a importância do planejamento financeiro para a ampliação de um serviço como esse. “Desde que assumimos, nós mais que dobramos o orçamento para a área de assistência social em nossa cidade porque temos esse olhar especial para esse setor. Temos que ter um olhar especial para todos, mas olhar para nossas crianças e nossos idosos é fundamental para que possamos ter qualidade de vida em nossa cidade”, afirmou.

O prefeito revelou ainda que uma terceira unidade também já está em vias de ser implantada no município. “Hoje esses 30 idosos que são atendidos na Unidade I estão temporariamente alocados em um prédio do Flávio Zacchi para que o espaço do bairro Humberto Carlos Passarella passe por reforma. Depois, quando terminar essa reforma, eles voltam para a Unidade I e nós poderemos ampliar o projeto no Flávio Zacchi. Ou seja, até o final desse ano estaremos disponibilizando 90 vagas para nossos idosos”.

Sobre o Centro Dia do Idoso

O Centro Dia do Idoso é um equipamento da Secretaria de Promoção Social que oferece acolhimento aos idosos em situação de vulnerabilidade e é de extrema importância para que as famílias possam sair para trabalhar e cumprir seus afazeres com tranquilidade sabendo que seu familiar está sendo bem cuidado. Além disso, esse serviço diminui a necessidade da institucionalização em Instituições de Longa Permanência para Idosos.

Seu funcionamento é de segunda a sexta-feira das 7h00 às 17h00. Os idosos assistidos recebem três refeições (café da manhã, almoço e café da tarde) e desenvolvem diversas atividades elaboradas por uma equipe técnica multidisciplinar composta por assistente social, psicólogo, terapeuta ocupacional, educador social, cuidador, professores de artes, técnico de enfermagem, cozinheira e auxiliar de serviços gerais. Outras secretarias, como Saúde, Esportes e Lazer e Cultura e Turismo também trabalham em conjunto com o serviço.

A forma de acesso ao serviço ocorre por meio do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), que analisam o perfil de cada candidato. São priorizados os que estão em situação de vulnerabilidade social ou sofrendo algum tipo de negligência.

Os 30 idosos que serão atendidos na Unidade II do Centro Dia do Idoso já estão passando por esse processo de triagem e apresentação de documentos. A expectativa é que o local esteja em pleno funcionamento ainda nessa primeira quinzena de julho.

Compartilhe
error: