Prefeito vai a Brasília em busca de recursos para novo sistema de captação de água
Visando garantir o abastecimento de água em toda a cidade pelos próximos anos, mesmo com o crescimento habitacional e as épocas de estiagens, o prefeito Toninho Bellini esteve em Brasília essa semana para discutir o andamento de um projeto de quase R$ 30 milhões que tramita no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal que prevê a construção de um novo sistema de captação de água bruta no Rio do Peixe.
Acompanhado do vice-prefeito Mário da Fonseca, do Deputado Federal Baleia Rossi (presidente nacional do partido MDB), e também do Governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), o Chefe do Executivo itapirense foi recepcionado no Ministério das Cidades na quarta-feira, 12, pelo ministro Jader Barbalho Filho. “Foi um dia intenso de reuniões, com mais de 10 municípios reivindicando verbas para a área de saneamento. Nosso projeto saiu na frente porque já está aprovado em todos os órgãos competentes, como Agência Nacional das Águas, DAEE e Cetesb. Nossa expectativa é muito boa e é possível que em breve sejamos contemplados com essa verba”, celebrou Toninho Bellini. “É um projeto de extrema importância para Itapira e que com certeza entrará par a história da cidade”, completou.
Inscrita no ano passado no programa Novo PAC – Água para Todos – Abastecimento de Água Urbano – OGU, a nova captação de água bruta será responsável pela adução de uma vazão de até 430 l/s, sendo transportada por uma adutora por uma extensão de mais de 7,7 km até chegar na atual ETA (Estação de Tratamento de Água). “Quando vier essa confirmação, poderemos dar início à obra e teremos dois pontos de captação de água na cidade. É um projeto que solucionará, por décadas, quaisquer problemas de abastecimento que poderiam ocorrer no futuro, mesmo nas épocas de fortes estiagens”, afirmou o prefeito. “Deixo aqui meu agradecimento ao Deputado Federal Baleia Rossi por nos apoiar nesse pleito tão essencial para Itapira”, declarou.
O valor total do projeto inscrito no PAC é de R$ 29.660.576,23. A Prefeitura aguarda agora a continuidade da tramitação até que a portaria de contemplação seja divulgada e, posteriormente, a verba seja liberada.