Gazeta Itapirense

Destaque estadual: Cetesb mantém nota 9,4 para o Aterro Sanitário

O Aterro Sanitário de Itapira recebeu no início do mês de maio a visita de técnicos da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) para uma nova avaliação. A vistoria ocorreu no dia 7 de maio e no fim da semana passada foi divulgada a nota final do IQR – Índice de Qualidade dos Resíduos para esse primeiro semestre: 9,4.

O resultado, que vem se mantendo desde 2021, é um dos maiores da região e evidencia a excelência do serviço municipal que é gerenciado pela SAMA (Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente) em parceria com outras secretarias. “Desde 2021 nós estamos com esse olhar diferenciado para a gestão de resíduos sólidos, fizemos diversos investimentos e contamos com uma equipe muito qualificada. Tudo isso resulta nessa excelente avaliação que se repete há anos”, disse o prefeito Toninho Bellini. Esse olhar diferenciado resultou na promulgação, nesse primeiro semestre, do primeiro Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos de Itapira (PGIRS) e também na posição de destaque do recém-publicado Relatório Anual do Índice de Gestão dos Resíduos (IGR) de 2024.

O Aterro Sanitário de Itapira é considerado um dos melhores no estado de São Paulo, servindo de modelo para vários outros municípios que já estiveram no local para visitas técnicas.

A avaliação da Cetesb verifica todos os todos os pontos do projeto executivo e confere se o funcionamento do local segue corretamente os parâmetros estabelecidos pelos órgãos ambientais Estaduais e Federais e se estão alinhados com as políticas públicas estabelecidas para o setor. As notas do IQR podem variar de: 0,0 a 7,0 – condições inadequadas e de 7,1 a 10,0 – condições adequadas.

Desde 1997, a companhia ambiental tem organizado e disponibilizado anualmente as informações sobre as condições ambientais e sanitárias dos locais de destinação final de resíduos domiciliares nos municípios paulistas para a elaboração do Inventário Estadual de Resíduos Domiciliares e o aprimoramento dos mecanismos de gestão ambiental no Estado. As informações coletadas avaliam as características locacionais, estruturais e operacionais dos locais de tratamento e disposição de resíduos.

 

Compartilhe
error: