Toninho Bellini barra reajuste ‘monstro’ dos vereadores
O prefeito Toninho Bellini (PSD) vetou integralmente o Projeto de Lei (PL) que na prática reajustaria em 88% os subsídios (salários) dos vereadores a partir de janeiro de 2025, na próxima legislatura. Os parlamentares ainda podem derrubar o veto de Bellini.
Os vereadores aprovaram o PL do reajuste no final de abril, que elevaria os próprios subsídios de R$ 5.264,05 para quase R$ 10.000,00 por mês. No entanto, o clamor popular contra o reajuste fez com que o prefeito de Itapira cortasse ‘o mal pela raiz’.
O veto do prefeito deu entrada no cronograma da Câmara em sessão ordinária realizada na noite desta quinta-feira (09), sendo lido em plenário e posteriormente encaminhado às Comissões Permanentes.
O veto do Chefe do Executivo itapirense deve ser avaliado na sessão da próxima semana, e para ser derrubado precisará de maioria absoluta dos votos, inclusive do presidente do Legislativo.
Votação na Câmara
Na votação ocorrida na Câmara dos Vereadores foram favoráveis ao reajuste os edis André Siqueira (MDB), Beth Manoel (MDB), Fábio Galvão dos Santos (PSD), Luan dos Santos Rostirolla (PSD) e Maísa Fernandes (PSD). O vereador Leandro Sartori (PSOL) foi único contrário à propositura e os vereadores Carlinhos Sartori (PSDB), Carlos Briza (PP) e César da Farmácia (MB) ‘afinaram’ e não compareceram. O presidente da Casa não votou naquela ocasião.