Prefeitura não ‘deve’ um centavo para antiga empresa da coleta do lixo
Como já é de costume em Itapira (ainda mais em ano de eleição municipal), algumas pessoas pagas para fazer política rasteira e distorcer fatos vêm alardeando que a Prefeitura de Itapira é a culpada pelas pendências trabalhistas entre a Cleanmax Ambiental (antiga empresa que que coletava o lixo na cidade) e seus ex-funcionários.
Mas a verdade é bem diferente das plantadas por aí.
A Prefeitura de Itapira, através de uma nota oficial, esclareceu que não possui nenhum pagamento pendente com a empresa Cleanmax Ambiental. Não deve nadinha de nada.
A última nota fiscal emitida pela empresa (n° 01393), referentes aos serviços prestados no mês de abril, foi no dia 2 de maio de 2024 e paga na última segunda-feira, 6 de maio de 2024.
Desta forma, a falta de pagamento de pendências trabalhistas aos antigos funcionários não tem qualquer relação com débitos da Prefeitura, já que estes não existem.
É válido destacar ainda que as falhas no serviço prestado – que ocasionaram inclusive a antecipação na rescisão do contrato emergencial – resultaram em várias notificações feitas para a empresa e que estão sendo tratadas de maneira jurídica.
Braços cruzados
Pelo menos 13 pessoas que hoje trabalham na empresa ESN (atual responsável pela coleta do lixo) estariam com pendências trabalhistas com a Cleanmax e por isso resolveram cruzar os braços e não realizar a coleta.
O caso foi levado até a Prefeitura de Itapira e lá foram recebidos pelo vice-prefeito Mário da Fonseca, que informou sobre a pontualidade no pagamento para a antiga operadora da coleta da cidade.
Há a informação de que eles iriam ser pagas na tarde desta quarta-feira, 08.
A Prefeitura está mantendo contato direto com os ex-funcionários da empresa para auxiliá-los da forma como for possível.