Sala de Situação da dengue debate novas ações para o município
Em um novo encontro dos integrantes da Sala de Situação da Dengue de Itapira realizada na manhã desta quinta-feira, 18, na Prefeitura, foram debatidas novas ações de enfrentamento à epidemia no município. O Prefeito Toninho Bellini e o vice-prefeito Mário da Fonseca participaram do encontro que também teve a presença da equipe da Secretaria de Saúde e de outras secretarias municipais que trabalham em conjunto na elaboração de estratégias.
Em sua fala, a responsável técnica pela Vigilância Epidemiológica, Josemary Apolinário, falou da preocupação diante do cenário ainda encontrado nas residências: muitos criadouros com larvas. “São muitos criadouros que ainda estão sendo encontrados nas nossas ações de bloqueio, alguns muito comuns como bebedouros de animais. Precisamos da colaboração da população nessa luta”, enfatizou.
O secretário de Saúde Vladen Vieira ratificou a colocação de Josemary e lembrou que a dengue não é uma questão somente da saúde, mas de toda a população. “Nós oferecemos a assistência médica, mas essas ações de combate ao mosquito são responsabilidade de toda a população”, reforçou.
Um dos temas abordados no encontro diz respeito às nebulizações. A equipe da Secretaria de Saúde explicou que a aplicação do inseticida – seja por máquina costal ou pela máquina veicular (fumacê) – depende da liberação do produto feita pelo Governo do Estado de São Paulo através do Departamento Regional de Saúde, que por sua vez recebe do Ministério da Saúde.
Para que ações emergenciais possam ser realizadas, foi anunciado no encontro que a Secretaria Municipal de Saúde já está estudando formas de adquirir o produto através de compra direta no município para que a aplicação possa ser ampliada na cidade. No último dia 16, o Governo do Estado também informou que está fazendo a compra de 6 mil litros de adulticida (inseticida usado no combate a formas adultas do mosquito Aedes Aegypti) para serem repassados aos 645 municípios paulistas.
Outro assunto abordado no encontro foi o envolvimento de comunidades religiosas nas campanhas de conscientização da população. Reuniões com lideranças de diferentes religiões deverão ser agendadas nos próximos dias e materiais informativos específicos deverão ser produzidos para essa finalidade.
Números
A semana se encerra com o boletim da Prefeitura indicando mais 1.424 casos novos, dos quais apenas dois são indeterminados e os demais são todos autóctones, ou seja, contraídos na cidade mesmo. No total Itapira bateu seu recorde histórico com 5.226 casos.