Gazeta Itapirense

Vereadores retornam hoje ao batente após férias   

A Câmara dos Vereadores retorna seus trabalhos no plenário hoje após o período de férias legislativas, que tiveram início em meados de dezembro.

A 18ª legislatura da Câmara Municipal entra em 2024 com a perspectiva de muito embate entre os lados políticos que ocupam as 10 cadeiras dos edis em virtude das eleições de outubro para prefeito e vereadores. Diga-se de passagem, esse é o último ano que o Legislativo local terá 10 vereadores, já que a partir de 2025 este número sobe para 13.

A sessão de hoje será no mesmo horário de sempre, a partir de 17 horas, com transmissão pelo site da Câmara dos Vereadores.

Balanção de 2023

Ainda em dezembro de 2023 foi feito um balanço das atividades dos edis. Eles se debruçaram sobre 143 projetos de lei e aproximadamente 1.790 proposituras, entre elas indicações, requerimentos, congratulações e moções. Em 44 sessões ordinárias e uma extraordinária, os parlamentares analisaram, discutiram e votaram quase duas mil matérias, despachando importantes serviços e atividades administrativas. Outras nove sessões solenes foram realizadas para entrega de títulos e comendas.

A secretaria da Câmara realizou um levantamento referente às atividades do ano passado. A pesquisa apontou que os vereadores deliberaram exatos 143 projetos de autoria do Executivo e do próprio Legislativo. Ao todo foram 106 projetos de lei, 27 projetos de lei complementar, 09 projetos de resolução e um projeto de emenda à Lei Orgânica do Município (LOMI).

Já o maior volume de matérias ficou por conta das indicações e requerimentos, 589 e 577, respectivamente, em sua maioria sugerindo ao Prefeito ou a outras instituições serviços e melhorias na cidade, em atendimento a pedidos da população, além da solicitação de documentos e informações aos mais diversos órgãos da administração pública, autarquias e entidades. Os votos de congratulação com cidadãos, entidades ou empresas em destaque somaram mais de 500 este ano. Já os votos de pesar somaram 626 despachos.

Compartilhe
error: