Zoonoses capturou 1.200 escorpiões no Cemitério da Saudade
O primeiro trabalho de captura de escorpiões em 2024 da equipe do Serviço de Controle de Zoonoses, órgão da Secretaria Municipal de Saúde, tirou de circulação 1.200 unidades.
A operação ocorreu na terça, quarta e quinta-feira da semana passada nas dependências do Cemitério da Saudade. A ação tem como objetivo o controle de população desses animais peçonhentos que se proliferam nos túmulos para se alimentarem de baratas.
Nesta quarta-feira, 24, os escorpiões foram encaminhados para o Instituto Butantan e serão usados na produção de soros antiescorpiônico e antiracnídico.
O trabalho é feito sempre nos meses mais quentes do ano, quando os escorpiões saem mais de seus esconderijos. As equipes se dirigem aos cemitérios à noite e utilizando um tipo luz específica conseguem capturar os animais e depois colocam em recipientes seguros para posterior destinação adequada.
Em ofício enviado ao município, o Instituo Butantan agradeceu a contribuição voluntária do município e destacou a importância desse trabalho. “Ressaltamos a relevância dos trabalhos realizados no controle da população destes animais, sobretudo no ambiente urbano, que muito certamente têm papel crucial para reduzir o impacto dos acidentes causados pelos escorpiões para a saúde da população”.