Gazeta Itapirense

Com podas racionais, SAMA favorece a arborização urbana

Realizado pela SAMA (Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente), o serviço de podas de árvores em vias públicas tem como principal objetivo garantir a manutenção da arborização urbana e o desenvolvimento natural das árvores.

Evitando que as mesmas tenham contato com a rede elétrica e melhorando o aspecto paisagístico das ruas e avenidas, o trabalho ajuda a impedir remoções desnecessárias.

O trabalho, que foi intensificado nos últimos meses, é executado por uma equipe especializada que utiliza equipamentos adequados de segurança e tem como apoio um caminhão munck para alcançar as áreas mais elevadas das árvores.

Conforme destacam o secretário José Aparecido Perentel Rostirola e o diretor Anderson Martelli, além de fornecer sombra e embelezar o ambiente, a arborização desempenha um papel fundamental na melhoria da qualidade do ar absorvendo o dióxido de carbono (CO2), considerado hoje um dos principais gases causador do efeito estufa. “Além disso, as árvores promovem a redução da temperatura e aumento da umidade do ar, auxiliam na redução da poluição sonora e na conservação do solo, atuam como barreiras naturais contra ventos fortes e contribuem para a biodiversidade, proporcionando habitats para aves, insetos e outros animais”, completam.

O serviço de poda de árvores em vias públicas pode ser solicitado através dos telefones (19) 3863-1886 ou 3863-1801. Vale lembrar que quando há o contato dos galhos com a fiação elétrica de alta tensão, o trabalho precisa ser solicitado diretamente para a concessionária de energia elétrica, no caso a CPFL.

Concomitantemente ao serviço de poda e manutenção de praças, jardins e canteiros centrais da cidade, a SAMA também realiza plantios regulares de árvores nativas no perímetro urbano visando o aumento de copa arbórea.

Compartilhe
error: