Gazeta Itapirense

Itapira gasta mais de R$ 3 mil com passagens a dependentes químicos

O município de Itapira gasta mais de R$ 3 mil por mês somente com a aquisição de passagens rodoviárias destinadas ao retorno de dependentes químicos e de pessoas em situação de rua que desejam retornar para as suas famílias ou cidades de origem.
O montante foi informado pela secretária municipal de Promoção Social, Regina Ramil, que esclareceu que a seleção destas pessoas é feita pelas assistentes sociais do Serviço de Abordagem Social, localizado nas imediações da rodoviária.
Regina esclareceu que boa parte dos dependentes químicos  favorecidos com as passagem é de pacientes que não quiseram continuar o tratamento no Instituto Bairral. Já um outro contingente é de uma minoria é de moradores em situação de rua.
“Nós tentamos valorizar o retorno destas pessoas a partir de uma busca ativa dos familiares delas, justamente para que não fiquem de cidade em cidade”, disse.
De acordo com Regina, a equipe de assistentes sociais da prefeitura é capacitada nas técnicas de abordagens ao público alvo, realizado diretamente nas ruas ou praças, lugares preferenciais dos dependentes em especial. “São profissionais experientes que sabem conversar e incentivar o retorno, buscando reatar os laços familiares”, declarou.
Outro aspecto deste serviço é a colaboração com o Instituto Bairral, principalmente dos dependentes que desistiram do tratamento e que acabaram fugindo das dependências do hospital.
“Nesses casos, a nossa equipe consegue identificar os possíveis pacientes e de uma forma adequada os estimulam a retornar para as suas famílias”, mencionou.
Desta forma, a Promoção Social ainda consegue evitar os problemas de segurança pública que podem estar relacionados com a permanência de dependentes em Itapira, como furtos, por exemplos.

Compartilhe
error: