Itapira passa a integrar rota turística Caminho Pro Interior
Com toda a sinalização concluída há alguns meses, a partir desse domingo, 29, Itapira passa oficialmente a integrar a rota turística e de peregrinação ‘Caminho Pro Interior’, que engloba um conjunto de estradas rurais em meio a natureza da região do Circuito das Águas Paulista e do Sul de Minas.
O lançamento acontece às 7h00 na Praça Bernardino de Campos com a saída de um passeio ciclístico de 22 quilômetros até a Fazenda São José, na divisa com Santo Antônio de Posse, onde será servido um café da manhã. Na oportunidade, também será lançada a cadeira Julietti, que é acessível para trilhas.
O roteiro, que pode ser explorado a pé, bicicleta, cavalo ou com veículos automotores, interliga 537 quilômetros de estradas rurais e áreas urbanas de nove cidades pertencentes ao Circuito das Águas Paulista e mais 11 da macrorregião que o envolve, incluindo três do Sul de Minas Gerais. O trajeto permite aos peregrinos conhecer essas comunidades, suas histórias, igrejas, capelas e atrativos turísticos que cada uma delas possui.
Idealizado pela amparense Kate Jeremias (Maria José Jeremias Guarizzo), o Caminho pro Interior tomou forma com a ajuda de mais quatro mulheres: Laura Umbelina Santi, Roseli G. C. Vasco de Toledo, Silvana Ismael Guarizzo e Viviana da Silveira Bueno. “O nome foi concebido para marcar essa nova rota visando despertar dois entendimentos: 1 – que, de fato, o peregrino/turista está conhecendo parte do interior do Estado de São Paulo, assim como algumas cidades do Sul de Minas Gerais; e 2 – que o peregrino/turista recebe o convite para fazer um conhecimento de si, de seu próprio interior”, explicam as organizadoras.
O trajeto itapirense começa em Mogi Mirim e segue para Santo Antônio da Posse. A Secretaria de Cultura e Turismo de Itapira – com apoio de outros departamentos – foi a responsável pela demarcação da rota, bem como providenciou e instalou todas as placas. O Marco Oficial do Município, com o km 454,8, está situado na igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha.
Um dos objetivos da implantação da rota Caminho Pro Interior é de fomentar a economia e o turismo na região, envolvendo propriedades e negócios urbanos e rurais, além de propiciar a geração de novos negócios, empregos, renda e maior visibilidade aos municípios envolvidos, uma vez que o roteiro permite e estimula que cada município crie produtos de natureza turística, religiosa, de lazer e de hospedagem próprios ou em parceria com outras cidades. Mais informações no site www.caminhoprointerior.com.br.
Cadeira Julietti
O lançamento da cadeira Julietti faz parte do programa Parque+ do Ministério do Meio Ambiente. Conquistadas pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, as seis unidades foram doadas para a pasta de Cultura e Turismo para proporcionar maior integração e desenvolvimento das atividades turísticas. Os protocolos para uso público ainda serão definida pela pasta.
As cadeiras Julietti suportam até 90 quilos e são equipadas com cinto de segurança afivelado, apoios para cabeça e pés e freio estacionário para garantir mais segurança aos usuários. Além de permitir as atividades para os que têm mobilidade reduzida, os equipamentos podem ser usados também para resgate em caso de acidentes em pontos de difícil acesso.
O programa do Ministério do Meio Ambiente foi criado para desenvolver o ecoturismo em unidades de conservação em todo o país. Um dos quatro eixos prioritários da iniciativa é levar acessibilidade para proporcionar espaços de lazer com infraestrutura inclusiva nos parques nacionais.