Novo golpe envolve contas de energia e já fez 3 vítimas
Nos últimos dias pelo menos três pessoas foram vítimas de um novo golpe aplicado na cidade: o da falsa conta de energia da CPFL.
Na sexta-feira V.P.F., 29 anos, compareceu à Delegacia de Polícia e contou que fez o pagamento de uma conta da CPFL em um site que seria da própria empresa.
Porém, passados alguns dias, ele teve seu nome protestado por falta de pagamento.
Só aí descobriu que havia pago uma conta falsa, caindo assim em um golpe que lhe custou os R$ 148,05 e mais a dor de cabeça do protesto.
Averiguamos na Delegacia que outras duas pessoas haviam caído na mesma armação em duas semanas.
O outro lado
Encaminhamos o caso para a assessoria de imprensa da CPFL Paulista que nos encaminhou a seguinte resposta:
“A CPFL Paulista esclarece que o site da distribuidora não foi hackeado. A concessionária tomou conhecimento de casos recentes de golpes que estão sendo aplicados através do ambiente digital e reforça que não se trata de ataques por meio de seu site oficial, mas sim de sites falsos que induzem os clientes ao erro. A empresa ressalta que vem adotando todas as medidas necessárias para minimizar a situação e que reforça constantemente, em campanhas de comunicação com a população, por meio de divulgação nas redes sociais, canais de atendimento e e-mail, as informações e orientações sobre seus serviços.
A CPFL acrescenta que possui políticas de proteção dos acessos ao site oficial da empresa e orienta que o consumidor vítima de golpe de terceiros faça o registro do boletim de ocorrência policial.
Orientações de segurança sobre as contas de energia elétrica:
- A via de acesso à conta é o link encaminhado aos clientes pelo e-mail cadastrado, enviado pelo endereço contadigital@cpfl.com.br.
- Antes de confirmar o pagamento por boleto ou PIX, o cliente deve se certificar de que o valor é o mesmo que aparece na conta e se o nome e CNPJ do favorecido são os da empresa de energia. No caso da CPFL Paulista, o CNPJ é o 33.050.196/0001-88
- Em qualquer divergência ou suspeita, o cliente não deve fazer o pagamento. Ele deve solicitar a segunda via da conta exclusivamente pelo site www.cpfl.com.br ou aplicativo CPFL Energia, e pagar a nova fatura com o código de barras recém-emitido. Se for usar sites de busca, como o Google, o link correto é o https://www.cpfl.com.br/segunda-via-de-conta.
- A CPFL também possui uma área específica no site para orientações gerais de segurança para os clientes, o https://www.cpfl.com.br/fato-ou-fake.
- Em caso de dúvidas, os clientes podem acessar os canais de atendimento; na CPFL Paulista são: WhatsApp (19) 99908-8888, SMS 27351 e call center 0800 010 1010 (ligação gratuita)”.