Gazeta Itapirense

Scapex celebra 23 anos de história e crescimento contínuo

Na tarde da última quinta-feira, 24, o diretor-presidente da Scapex Escamentos e Catalizadores, Vanderlei Soares de Campos, reuniu seus colaboradores e convidados para comemorar os 23 anos de história da empresa. Ele estava acompanhado de seu filho, Leonardo de Campos, que também atua na indústria itapirense.

Durante conversa com nossa reportagem, Vanderlei destacou a fase atual da Scapex, que é uma das maiores do Brasil em sua área de atuação: “nos últimos anos fizemos investimentos e ampliação da área fabril que nos proporcionaram fabricar aqui mesmo na empresa quase todos os componentes que utilizamos. Essa operação garantiu uma qualidade ainda maior e aumento da competitividade em um mercado muito disputado”, avaliou.

Hoje a ‘Família Scapex’ conta com quase 200 funcionários em uma planta com mais de 40.000 m² de área, sendo 3.000 m² de estoque das mercadorias que vão para o Brasil inteiro graças a um setor de logística que inclui milhares de parceiros.

Da primeira e modesta fábrica que ficava no bairro Assad Alcici ficou apenas a história e a certeza de que a Scapex estava no caminho certo. Logo após sua criação, no ano 2.000, Vanderlei Soares migrou para o prédio abandonado de uma cerâmica, no alto da rua Itália, onde está até hoje.

“Apostamos e acreditamos em um sonho que se torna realidade a cada dia. A Scapex deve muito do que é aos seus dedicados funcionários, e àqueles que passaram e misturaram suas histórias com a nossa. Vamos continuar investindo, crescendo, gerando emprego e renda para os itapirenses e essa terra que me recebeu tão bem”, disse Vanderlei Soares.

Além de ser pioneira em muitos de seus produtos, a Scapex foi vanguardista em pelo menos duas experiências aqui na cidade: a de oferecer cursos para a formação de soldadores para a comunidade e posteriormente oferecer emprego para os alunos e também em dar oportunidade e estimular a participação de mulheres na área de solda de escapamentos.

“Em relação à presença das mulheres na produção de um setor dominado até então por homens, podemos dizer que deu muito certo, pois elas se mostraram extremamente cuidadosas em um trabalho que não é fácil. Hoje as mulheres ocupam mais de 70% de nossa linha de produção. É uma tendência que só cresce dia a dia”, explicou o empresário.

Os produtos seguem rigorosamente todas as especificações técnicas para ajudar a diminuir a poluição emitida pelos veículos, cuidando do ar que respiramos.

O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento acompanha as últimas inovações do mercado, implementando no sistema produtivo o que há de melhor e mais novo em termos de tecnologia e qualidade.

Durante a cerimônia e festa da última quinta-feira, Vanderlei e Léo Soares entregaram uma mensagem e um mimo para os funcionários mais antigos.

Com esta filosofia de crescimento constante e preocupação constante com o Planeta em que vivemos, a Scapex leva o nome de nossa terra para cada cidade deste país.

Em todas as cidades do Brasil sempre haverá um peça da Scapex, e em todas elas sempre haverá um pedacinho de Itapira.

Compartilhe
error: