Gazeta Itapirense

Alunos fazem visita monitorada ao Aterro Sanitário

O Aterro Sanitário Municipal recebeu na quinta feira, 25, a visita pedagógica de aproximadamente 60 alunos do 4º ano da EMEB “José Roberto Prado”, além de professores e coordenadores, para uma aula prática sobre resíduos sólidos e como é feito o tratamento e a destinação final no município.

A visita ocorreu no período da manhã e tarde e o grupo foi recepcionado pelo biólogo e diretor da SAMA (Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente) Anderson Martelli e os técnicos José Humberto Ribeiro Junior e Edno Moreira que fizeram as explanações sobre toda a parte técnica do aterro como recebimento, compactação e cobertura dos resíduos sólidos, bem como a geração de gases e lixiviado comumente conhecido como chorume.

“Para uma maior fundamentação dos conceitos sobre como deve ser realizado o tratamento correto do lixo de uma cidade, os estudantes conferiram a campo a compactação dos resíduos pela máquina esteira e puderam verificar quanto material passivo de reciclagem ainda é encaminhado para o aterro, sendo aproveitado na oportunidade trabalhar a separação e reciclagem desses materiais”, explicaram Martelli e Ribeiro Junior.

O secretário da pasta, José Aparecido Perentel Rostirolla, destacou a importância desse tipo de atividade porque valoriza o ensino e as crianças replicam em casa e na comunidade o que aprenderam em campo. “Ficamos muito felizes em proporcionar essa aula de educação ambiental e cidadania”, afirmou.

As escolas interessadas na atividade podem entrar em contato com a SAMA pelo telefone (19) 3863-1801 e solicitar agendamento. “Os cuidados com a natureza devem partir do cidadão comum e se tornar parte da cultura da sociedade. Está nas mãos de nossas crianças e jovens o futuro do planeta. Por isso, se faz necessária uma boa estrutura educacional voltada para o meio ambiente e que trabalhe desde já as consequências de nossas ações diárias e a importância de cuidar do que está ao nosso alcance”, finalizou Martelli.

Compartilhe
error: