Gazeta Itapirense

Ação incentiva o hábito da leitura entre praticantes de esportes

O Projeto “Esporte é Saúde – Fase VI” está iniciando uma ação nos seus quatro núcleos de atuação no município: Biblioteca em Jogo – Leitura é Saúde. A proposta é ofertar livros nos moldes de uma “biblioteca comunitária” para que seus alunos possam ler durante os intervalos das aulas ou levar alguns títulos para suas casas e devolver após uma semana.

Em um primeiro momento estão sendo disponibilizados aos alunos quatro títulos nos quatro núcleos de atendimento do Projeto: “O perigo de uma história única” de Chimamanda Ngozie Adichie, “Olhos d’água” de Conceição Evaristo “Pequeno manual antirracista” e “Lugar de fala” da autora Djamila Ribeiro.

A proposta é da assistente social Aline Bueno e da psicóloga Mariana Castro que visam ampliar o acervo dos núcleos através da participação da sociedade civil e também do patrocinador do projeto, o Laboratório Cristália, para obter futuramente outros títulos que sejam pertinentes a faixa etária atendida e com temáticas que possam fomentar o saber crítico dessas crianças e adolescentes.

“Tendo em vista que o Projeto Esporte é Saúde visa ter uma ação global entre os seus beneficiários surge a necessidade de oferecer a esses alunos a oportunidade de obter conhecimentos além dos adquiridos sobre técnicas esportivas, formando assim não só potenciais atletas, mas também jovens e adultos com maior conhecimento crítico e mais capacitados a lidar com as adversidades impostas à eles em um futuro próximo”, pontua Aline.

O “Esporte é Saúde” é financiado pelo Governo Federal através do Ministério do Esporte e Lei de Incentivo ao Esporte, tem como entidade proponente o Instituto Jovens de Ouro (IJO), patrocínio do Laboratório Cristália e apoio da Prefeitura de Itapira.

Compartilhe
error: