Moradores do Luppi serão preparados para o Enceja
A Secretaria de Promoção Social, através do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) III, do Istor Luppi, irá auxiliar os moradores do bairro na preparação para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Enceja).
Criado em 2002 e realizado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o Enceja é uma forma de obtenção dos certificados de Ensino Fundamental e Médio, possibilitando melhores oportunidades de educação e trabalho.
Para garantir as condições adequadas de aprendizado, o CRAS fornecerá o material necessário, como cadernos, canetas, lápis e borrachas, e irá providenciar a impressão de atividades específicas. Esse é um projeto piloto e que poderá ser expandindo para outros bairros da cidade, visando beneficiar um maior número de pessoas.
“O trabalho em grupo será incentivado, mas levando em consideração as particularidades e individualidades de cada aluno. A abordagem adotada será empática, solidária e, acima de tudo, humanizada, buscando promover um ambiente de aprendizado acolhedor”, enfatizou a secretária de Promoção Social Regina Ramil.
A aplicação da prova do Enceja está agendada para o dia 27 de agosto, o que proporciona aproximadamente três meses de preparação. As aulas começaram ontem com monitoria da Educadora Social Nilza Osti Fracaroli e serão realizadas em três turmas (manhã, tarde e noite) de terça a sexta-feira no CRAS III. “Com essa iniciativa, nossa equipe busca contribuir para a valorização da educação e a transformação positiva da vida dos moradores, promovendo oportunidades e empoderamento por meio da qualificação profissional e da conquista do certificado educacional. Estamos todos muito orgulhosos desse projeto e deixo aqui meu agradecimento à equipe do CRAS por todo o empenho”, concluiu a secretária.
Para mais informações sobre o projeto e como participar, os interessados podem entrar em contato com o CRAS III pelo telefone (19) 3913.8324 ou presencialmente à Rua Benedito Antônio de Lima s/n (Praça CEU), Istor Luppi.