O Sesc Campinas e o artista plástico, Carlos Duvilio Squarcini, homenagearam Mogi Mirim
No mês de maio, tive a honra de visitar o processo de criação da homenagem realizada pela parceria entre o Sesc Campinas e o artista entalhador, Carlos Duvilio Squarcini, ao comércio da cidade de Mogi Mirim. A obra foi inspirada na contribuição dos imigrantes para o progresso da cidade e dos arredores da região.
Durante cinco dias, de 8 a 12 de maio, o artista plástico, Carlos Duvilio Squarcini, produziu ao vivo a homenagem, nas dependências do Sincomercio de Mogi Mirim, criando uma escultura figurativa maciça de um imigrante, a partir de um tronco de árvore cru e teve a presença do público mogimiriano, durante o processo de criação, que aproveitou a oportunidade para conhecer a produção da obra em primeira mão e tirar fotos com o artista.
O artista brasileiro, Carlos Duvilio Squarcini, esculpe desde 1978, com pesquisa e estética inspirada na arte sacra e em mestres da escultura como Aleijadinho e, além dos seus diversos trabalhos realizados no Brasil, também foi representante nacional no “World Wood Day”, na China e na Turquia.
Conversando com o José Antonio Scomparin, presidente do Sincomercio de Mogi Mirim, ele me contou que essa homenagem apresenta uma reflexão aos espectadores e à população local, sobre os primeiros passos do desenvolvimento do nosso território, revivendo a trajetória do povo mogimiriano e de seus antepassados, além de valorizar o comércio e a cultura do nosso município.
O Sesc Campinas foi o responsável por organizar e planejar todo o desenvolvimento do presente à cidade de Mogi Mirim. Sem a parceria com o dedicado artista, Carlos Duvilio Squarcini, essa homenagem não seria possível.
Parabenizo todos os envolvidos que contribuíram com muito desempenho para o reconhecimento do comércio da cidade de Mogi Mirim, colaborando também para o embelezamento de nossa história. São essas iniciativas que movem nosso município.
Bom dia e fiquem com Deus!
Por Nelson Theodoro