1.029 domicílios ainda não responderam ao Censo 2022
A Câmara Municipal abrigou na tarde desta segunda-feira, 22, a terceira Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2022 em Itapira, a chamada Repac. Nela foram mostrados dados do apontamento na cidade e foi passado que 1.029 domicílios ainda não responderam ao Censo 2022.
Estiveram presentes os vereadores Fábio Galvão dos Santos, Elisabeth Donisete Manoel e Leandro Sartori, além dos secretários municipais Rosário Antônio Cicotti (Administração) e Regina de Santana Lago Gracini (Educação). A reunião contou ainda com a presença dos Agentes Censitários, Coordenadores e Supervisores de Área.
De acordo com os técnicos do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, os números ainda são extraoficiais, já que restam 1029 domicílios a serem entrevistados na cidade, entre moradores que não foram encontrados ou se negaram a responder a pesquisa. O resultado oficial será conhecido apenas no dia 28 de junho de 2023, quando o IBGE divulgará os números no país inteiro.
Até o momento, Itapira conta com uma população de aproximadamente 69.300 habitantes, abaixo da estimativa feita pelo próprio órgão em 2021, que era de pouco mais de 75 mil habitantes. Alguns fatores podem ter contribuído para isso na opinião dos censitários, como por exemplo, o fechamento da Usina Nossa Senhora Aparecida e seus postos de trabalho; a pandemia da Covid-19, que ceifou vidas em todos os municípios brasileiros; e até mesmo a emigração de jovens itapirenses em busca de estudo e trabalho em outros municípios.
Segundo a coordenadora de área Cynthya Antinori Nobrega, haverá um último esforço nos próximos dias para finalização do trabalho e apuração destas mais de mil residências que ainda restam. Caso contrário, ficará a critério do IBGE no Rio de Janeiro a metodologia e o cálculo para definição do número final, levando em consideração os domicílios cujos moradores não responderam o questionário. A expectativa é que Itapira alcance ao menos 71.317 habitantes, o que o coloca na faixa dos municípios com coeficiente 2,6 de repasse do FPM – Fundo de Participação dos Municípios, que vai de 71.317 a 81.504 habitantes. Caso contrário, o coeficiente do repasse será reduzido para 2,4, diminuindo a arrecadação do município.
Importante destacar que ainda é possível responder o questionário do Censo 2022 até o próximo dia 27 de maio. O contato por ser feito através do telefone (19) 9 8117-9936. A Lei Federal nº 5.534/68, prevê multa de até 10 salários mínimos para quem se negar a prestar estas informações.