Gazeta Itapirense

Festa de Preto Velho une cultura, história e fé em São João da Boa Vista

Do fogão de lenha o cheiro é de tempero antigo, caldeirões se juntam numa profusão de preparos: polenta, angu, rabada, carne de sol, feijoada, farofas, milho, ovo e torresmo. Ao fundo, ouve-se um tambor, e o farfalhar das folhas de café que decoram o ambiente. Na cozinha, alguém reza aves-marias enquanto relembra festas de uma outra geração. Assim começa a Festa de Preto Velho, evento famoso no início do século passado, quase esquecido entre as telas de hoje.

Na casa simples, mulheres, homens, jovens e adultos dividem tarefas e aprendem uma das mais bonitas e esquecidas festas da cultura e religião de raiz africana, misto de história apenas oralmente, em cantos, rezas e comidas.

É o que acontece no próximo dia 28 de maio. Preservando uma das mais ricas manifestações históricas, culturais e religiosas da tradição brasileira – sincrética desde o seu nascimento –  o Centro Xangô Rei realiza, neste domingo, a Festa de Preto Velho, com coroação e cortejo.

A celebração, remonta aos tempos da abolição da escravatura e se festeja em maio por conta da Lei Aúrea, assinada em 13 de maio de 1888.

Sempre presando pela caridade, fé e ajuda ao próximo, a festa se dá a partir de um evento religioso, seguido de um almoço com comidas da tradição afrobrasileira: feijoada, torresmo, polenta, angu, entre outros preparos típicos do interior.

De acordo com Pai Elias de Xangô, zelador de santo responsável pelo Centro Xangô Rei, a Festa de Preto Velho é tradição na casa e este ano vai coroar duas pretas. “A explicação é complexa, até porque, para a Umbanda, religião afrobrasileira que no quimbundo significa arte de curar, não há entidade que melhore sintetiz os princípios e os valores da conciliação, da orientação e do amor que os ‘vôs’ e ‘vós’ do terreiro. A coroção é reconhecimento da nossa fé”, completa o zelador de santo.

A festa será realizada no dia 28 de maio, às 12h, na sede do Centro de modo aberto à comunidade.

O Centro fica à rua Benedito Araújo, 289 – Centro – São João da Boa Vista; mais informações pelos fones 19-3631-8950 / 9.9573-6797

 

Compartilhe
error: