Vacinação contra gripe está liberada para todos os públicos
Nesta segunda-feira, 22, a vacina contra a Influenza (gripe) foi liberada em Itapira para o público geral em todas as Unidades Básicas de Saúde da zona urbana, Barão Ataliba Nogueira, Eleutério e Ponte Nova no horário de rotina da sala de vacinação.
A Secretaria de Saúde informou ainda que existem 9 mil doses restantes no estoque, portanto as aplicações ocorrerão enquanto houver a disponibilidade da vacina no município.
Para que ocorra a vacinação é necessário levar o cartão SUS.
De acordo com o Ministério da Saúde, o objetivo da campanha é imunizar 90% de cada um dos grupos elegíveis e reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população-alvo, visto que a influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade.
A transmissão ocorre, principalmente, por meio de gotículas respiratórias produzidas por tosse, espirros ou fala da pessoa infectada para uma pessoa suscetível, sendo que os principais sintomas da doença são: fadiga, cefaleia, dores musculares (mialgia), tosse, dor de garganta e aparecimento súbito de febre, sendo a febre o sintoma mais importante com duração em torno de três dias.
Os sintomas respiratórios como a tosse, por exemplo, tornam-se mais evidentes com a progressão da doença, e dura entre três e cinco dias após o desaparecimento da febre. Nos casos mais graves, há dificuldade respiratória e necessidade de hospitalização.
Portanto, a vacinação é importante porque previne o surgimento de complicações decorrentes da doença, e óbitos, contribui na redução da circulação viral e evita sobrecargas nos serviços de saúde.
O Ministério da Saúde faz um alerta que por conta dos sintomas da Influenza serem muitos parecidos com os da Covid-19, as duas doenças continuam sendo ameaças para a saúde pública no Brasil, especialmente para as pessoas não vacinadas.