Sessão solene marca a entrega do “Diploma Chico Xavier”
A Câmara Municipal de Itapira, em conjunto com o Centro Espírita Perdão, Amor e Caridade (Cepac), realizou na noite desta terça-feira, 18 – dia do aniversário do médium Francisco Cândido Xavier, o Chico – a entrega do Diploma Chico Xavier: um homem chamado amor. Esta foi a segunda sessão solene do ano legislativo de 2023.
O evento foi realizado no auditório do Núcleo Assistencial Espírita Cristão Chico Xavier e reuniu cerca de 50 pessoas, entre elas o vice-prefeito Mário da Fonseca (União), que na ocasião representou o prefeito Toninho Bellini (PSD), o presidente da Câmara Mino Nicolai (União), os vereadores André Siqueira (União), Carlos Briza (PP), Carlinhos Sartori (PSDB), Beth Manoel (União) e Fábio Galvão dos Santos. O ato solene ainda contou com a presença de diversos secretários municipais, representantes e simpatizantes da doutrina espírita em Itapira e região. Por indicação do Cepac, este ano, foram homenageados os seguintes espiritualistas: Ana Cláudia de Paula, diretora do Cepac de Jundiaí, um departamento do Centro Espírita itapirense; Antônio Carlos Navarro, fundador do Centro Espírita Francisco Cândido Xavier da cidade de São José do Rio Preto (SP); Maria Teresa Puggina Bazani, presidente da Instituição Assistencial Cristã César Bianchi e José Roberto Hussar; os teatrólogos Luciene Spósito da Cunha e Valdir Ramos de Oliveira, ambos da Rama Krya Produções, produtora de teatro espírita sediada na capital paulista; Marta Cecília de Souza Arruda, presidente da Casa Nhá Chica e Maciel Bosso.
“Esse momento não é um momento religioso, mas um momento que nós saudamos a figura de nosso Senhor Jesus Cristo, pelo trabalho que o movimento Espírita desenvolve nessa cidade. A vocês, a nossa gratidão por hoje estarmos aqui numa data tão importante, 18 de Abril. Foi neste dia em 1857 que Allan Kardec fez raiar para a humanidade o Livro dos Espíritos, trazendo uma nova concepção filosófica, científica e religiosa. Eu me lembro que uma das coisas mais bonitas que Chico Xavier apregoava é a unificação das religiões, a convivência pacífica entre as religiões para um mundo mais justo e fraterno. É muito gratificante poder servir. Agradeço a Deus acima de todas as coisas e a nosso Senhor Jesus Cristo”, disse Sérgio Vilar.
“Este diploma nasceu na minha casa, através de uma proposta feita pelo meu pai ao Poder Legislativo. Quando Chico esteve em Itapira, vindo originalmente por uma amizade com César Bianchi, quando aqui esteve em 24 de outubro de 1974, dia da nossa cidade, portanto no ano que vem completa 50 anos que ele esteve conosco, naquele dia, uma quarta-feira, Itapira parou para homenagear o médium. Mais de duas mil pessoas foram ouvi-lo no auditório do Sanatório. Espíritas e não espíritas, pessoas de toda a região”, destacou André Chiarini Villar.
E completou: “Ao longo de sua vida, Chico manteve a simplicidade, a humildade, o amor para com o próximo. Não ligava para a cor da pele, não perguntava a religião, não perguntava se era da alta sociedade ou se era de uma família carente. Este foi Chico Xavier. Hoje nós temos muitas religiões e pouca religiosidade. Hoje nós falamos muito de espiritualidade, mas não a cultivamos. O importante não é ser espírita, católico, protestante, testemunha de Jeová ou o que quer que seja, mas sim seguir a lei de amor: amai-vos uns aos outros”, finalizou o vice-presidente do Cepac.
“Primeiramente eu quero parabenizar o Centro pelo evento e dizer que a administração pública ela não pode de forma alguma prescindir deste trabalho. Pessoas unidas por um mesmo ideal que é fazer o bem, que é implantar e disseminar a mensagem de amor na nossa sociedade. Nós da administração pública fazemos o possível e o impossível para atender a demanda de todos os problemas da cidade, mas eu diria que é impossível se nós fôssemos sozinhos hoje para atender e dar conta de tudo. Graças a Deus nós temos entidades assistenciais e nós temos as religiões, as igrejas que nos ajudam muito. O trabalho do Sérgio, da Teresa, o trabalho do Maciel, são muito importantes para nós e por isso nós sempre estaremos de portas abertas para atender o que foi preciso. Vocês são muito importantes para administração pública. Então hoje, representando aqui o prefeito Toninho Bellini, tenho certeza que ele diria exatamente esta mesmas palavras. Parabéns a todos e muito obrigado”, destacou o vice-prefeito Mário da Fonseca.
Por fim, o presidente da Câmara, vereador Mino Nicolai fez uso da palavra. “Boa noite a todos! Mais uma vez eu vou me dirigir direto a você Sérgio, que eu sempre sou um cara muito espontâneo, sem muito protocolo, não sei se vocês notaram, no princípio da sessão eu estava com um pequeno nó na garganta. Estou muito emocionado por retomarmos esta homenagem este ano, ela que foi criada em 2007 quando eu também estava na presidência da Câmara. De uma forma muito singela, parece que até pelo espírito do ar que aqui se encontra, esta mansidão, esta calma que nos traz paz ao espírito eu gostaria de dizer a você Sérgio, para em nome de todos, que conte com a gente. Este é o maior legado de um verdadeiro político. Que nós possamos olhar um para os outros, olhar para aqueles que realmente necessitam, ajudar quem realmente precisa, este é o papel da religião”, lembrou o presidente da Câmara.