Acampamentos, passeios campestres e competições do professor Barreto
Relembrar um período da vida é como curar as feridas deixadas pelo presente.
E, como o presente de agora daqui a um segundo passa a ser passado, nada melhor que fechar as chagas que o tempo insiste em deixar em nossa memória.
O tempo passa muito rápido, principalmente para quem não tem momentos para relaxar e reviver o que ficou de bom para trás. E é nesses momentos, quando eles são possíveis, que devemos rememorar fatos e passagens da vida.
Vários desses momentos felizes e que merecem ser recordados, geralmente, acontecem na infância e adolescência. E é desse período que extraímos os bons momentos que servem para acalentar a alma com boas recordações.
Nos meus tempos de ginásio era comum a realização de passeios campestres ou acampamentos. O professor Barretto reunia o grupo e rumava para uma fazenda onde todos pudessem praticar diversos tipos de esporte e lazer.
Lutas de boxe, natação, futebol, caminhada, queimada e uma infinidade de outras atividades eram comuns nesses passeios.
A saída acontecia nas primeiras horas da manhã e o retorno, quando se tratava de passeio campestre, acontecia no final da tarde.
Além dos passeios e acampamentos, existiam também as viagens para as competições em outras localidades. Enfim, atividade era o que não faltava e, hoje, boas recordações revivem aqueles momentos.
Coluna publicada originalmente na versão impressa do jornal A Gazeta Itapirense em 08 de junho de 2013 pelo jornalista Humberto Butti.