GCMs se capacitam para atendimento de vítimas de violência
Nesta quinta-feira, 23, o contingente feminino da Guarda Civil Municipal de Itapira participou de uma formação no CREM (Centro de Referência Especializado da Mulher) sobre os fluxos de atendimento às mulheres vítimas de violência e também de idosos em situação de vulnerabilidade social.
As explanações ficaram a cargo da advogada Vivian Nicolai, presidente do Comdim (Conselho Municipal dos Direitos da Mulher) e da Associação ‘Ela é Dela’, e do presidente do CMI (Conselho Municipal do Idoso) Lucas Tiago de Oliveira da Silva. “Tomar ciência de todo esse fluxo é extremamente importante para que possamos implementar outras ações e programas de atendimento voltados para esses grupos. Desta forma, nossas guardas estarão preparadas não apenas para o atendimento da ocorrência, mas principalmente para a orientação e acolhimento das vítimas”, destacou a Comandante da GCM, Patrícia Zacarioto.
Um desses projetos diz respeito à implementação de um aplicativo específico destinado às mulheres beneficiadas com medidas protetivas que funcionará para acionamento rápido e discreto das viaturas em casos de emergência. Além disso, a Guarda Civil Municipal passará a contar com a Ronda Guardiã, um grupo especializado no atendimento às mulheres vítimas de violência.