“Medalha Carmen Ruete de Oliveira” será entregue terça-feira
A Câmara Municipal realiza na próxima terça-feira, 21, a partir das 19h00, a primeira sessão solene de 2023, onde procederá a entrega da “Medalha Carmen Ruete de Oliveira” às mulheres de destaque e ação do município de Itapira durante o ano de 2022.
O evento acontece em parceria com a Associação Feminina Pró Cidadania e este ano renderá homenagens à Solange Tinoco Galdi da Fonseca; Vivian Nicolai Daher Rodrigues Ferreira; Gilza Aparecida Scholz Sanches; Eliana Francisco Razzo Moreno; Maísa Gracinda Fernandes.
Conheça as homenageadas:
Solange Tinoco Galdi da Fonseca
Solange nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 29 de abril de 1948. Estudou no Colégio Notre Dame de Sion e Santo Amaro (Rio de Janeiro), Carlos Gomes (Campinas) e Dona Elvira Santos de Oliviera (Itapira). Chegou em Itapira aos 18 anos de idade. Foi casada com o saudoso Mário Norberto da Fonseca. É Mãe dos gêmeos Ricardo e Marcelo, do atual vice prefeito Mário e do caçula Gustavo. Avó de seis Netos: Lucca, Luan, Sofia, Lilás, Ivan e Otávio. Lecionou na cidade de Campinas para crianças norte americanas e em Itapira no distrito de Eleutério. Juntamente com meu marido fundou uma empresa de bonecas de pano e flores de cetim (SOTIG). Logo após iniciou uma nova empresa (doceria) que faz bolos e doces, ramo que atua até hoje há mais de 30 anos.
Vivian Nicolai Daher Rodrigues Ferreira
Filha do prefeito Antônio Hélio Nicolai e Marina Clara Godoy Nicolai. É advogada, especialista em Direito de Família de Sucessões. Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Itapira e Presidente da Associação ELA É DELA.
Presidente da Comissão da Mulher Advogada da 95ª subseção de Itapira pelo período de fevereiro de 2020 a fevereiro de 2023 e idealizadora do CREM – Centro de Referência Especializado da Mulher. O CREM é uma ferramenta da Secretaria de Promoção Social e desde abril de 2021 já atendeu cerca de 430 mulheres em nossa cidade.
Gilza Aparecida Scholz Sanches
Gilza sempre atuou no terceiro setor, desde os tempos em que residia em São Paulo. Voltou pra Itapira, juntamente com seu marido, que assumiu como vice-prefeito em 2013 e foi conhecendo melhor as entidades de nossa cidade, despertando mais ainda a vontade de servir. Foi se envolvendo em várias entidades e sendo convidada a participar ativamente pra colaborar. Faz parte da Casa Da Amizade e do Rotary Club, onde desempenha trabalhos junto às entidades e pessoas da comunidade que os procuram.
Participou também da Associação Pétalas de Rosas como voluntária e posteriormente exerceu o cargo de presidente de setembro de 2021 até janeiro de 2023. Gilza será a próxima presidente da Casa da Amizade, assumindo o cargo em junho, como ficou decidido em reunião na entidade recentemente.
Eliana Francisco Razzo Moreno
Eliana é casada com Fábio Moreno e mãe do Vinícius. Com cinco anos de idade o filho apresentou diagnóstico de Autismo. Foi nesta época que ele frequentou a Associação Fonte Viva, uma Ong. que atende crianças dentro do Espectro Autista. Após conviver com outras mães e compartilhar ensinamentos, teve a ideia de criar um grupo. Desta forma nascia o Projeto Entre Laços, um grupo de apoio, acolhimento para pais de crianças autistas. Tudo começou com 10 mães que se reunião para trocar experiências e conhecimento. Hoje o Projeto conta com aproximadamente 100 mães no grupo. Em 2020 foi convidada a participar da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente de Itapira, ocasião em que ajudou na elaboração de um Guia sobre Autismo. No lançamento do guia, organizaram uma palestra sobre Autismo para mais de 100 pessoas, voltada para profissionais que atendem autistas e gestores de escolas. As palestras se seguiram em 2021 e em 2022 conseguiram a elaboração de uma política pública voltada para o autismo, com a identificação nas placas de trânsito de vagas preferenciais para Autistas, bem como na aprovação de uma Emenda no valor de R$ 300 mil reais para contratação de equipe especializada em atendimento a famílias e pessoas no Transtorno do Espectro Autista.
Maísa Gracinda Fernandes
Nasceu em 25 de Junho de 1978 em Itapira. Entre 2003 e 2005 cursou e se formou em Prótese Dentária pelo Senac de Campinas, profissão que ainda exerce junto aos dentistas da cidade..
Iniciou a sua luta pelos direitos e proteção dos animais nos idos 2014. Desde então travou uma dura batalha em prol de políticas públicas nesta área, tendo sido presidente da União Protetora dos Animais de Itapira desde 2017. Em 2020 foi eleita vereadora municipal com a bandeira da proteção animal, tendo obtido 1758 sufrágios, tendo sido a segunda mais votada do pleito. Como vereadora tem emplacado vários projetos na área animal, como a Escola Amiga dos Animais, destinado a rede de ensino municipal; O Programa Cão Comunitário no âmbito do município; A obrigatoriedade da prestação de socorro aos animais atropelados por condutores no âmbito do município; O censo animal, visando o controle populacional de animais domésticos; e mais recentemente o projeto que Cria o banco de ração para cães e gatos no município.
Maísa também atua em outras áreas como saúde e direitos da mulher, tendo sido autora do projeto que estabelece a prioridade da mulher vítima de violência doméstica e familiar na aquisição de imóveis nos programas habitacionais do município. Atuou incansavelmente para a implantação do Conselho Municipal de Proteção Animal (COMPA) na cidade, do qual é a atual presidente.