Projeto Sanquim-Cultural abre inscrições
A partir desta semana o Projeto Sanquim-Cultural de Mogi Mirim abre inscrições, inclusive para Itapira, para um curso completo de história da arte em 12 aulas. Que está à frente do trabalho é o professor João Ricaldes (Unicamp, Escola do Masp).
Em Itapira o curso será executado na Casa das Artes, às quartas-feiras, das 19 às 22h00, começando no próximo dia 05 de abril e é destinado a todos que se interessam pelo seu próprio aprimoramento cultural (público adulto), especialmente os educadores.
O curso é totalmente gratuito, tem carga de 60 horas e garante certificado de participação.
Quem quiser conferir a programação e o calendário do curso, basta acessar o site da entidade (sanquim.com), onde também já podem ser feitas as inscrições, com vagas limitadas.
Os participantes receberão ainda um livro texto gratuito, de autoria de João Ricaldes, chamado História da Arte em 20 Lições (180 páginas, 2022). Também será gratuita a viagem de estudos que encerrará o curso, com uma visita a dois dos mais importantes museus do País, o MASP e a Pinacoteca do Estado de São Paulo.
Integralmente financiado por empresas da nossa região, através da Lei de Incentivo Fiscal (antiga Lei Rouanet), o projeto Sanquim-Cultural foi homologado no Diário Oficial da União no dia 11 de janeiro de 2022, o que o autorizou a captar R$ 191.892,00 junto à iniciativa privada. O objetivo do projeto é oferecer aos participantes uma oportunidade de formação emocional e cultural através da história da arte. Além das turmas de Mogi Mirim e Itapira também será aberta na próxima semana uma turma em Mogi Guaçu, no Centro Cultural, Avenida dos Trabalhadores.
O Sanquim-Cultural é uma iniciativa do cursinho popular Sanquim, entidade sem fins lucrativos fundada na comunidade da Paróquia de Santana e São Joaquim em 2012. O cursinho conta hoje com um corpo docente de mais de 50 professores voluntários e atende mais de 250 alunos de escolas públicas na preparação para o vestibulinho da ETEC, para o ENEM e para os vestibulares das principais universidades do país. Recentemente o Colégio Sanquim também iniciou o seu Ensino Médio, hoje com turmas de 1º e 2º ano em funcionamento.
Residente em Mogi Mirim, João Ricaldes é responsável pelo Projeto Humanarte, também aprovado pela Lei Rouanet em 2005 e 2008, pelo qual tem trabalhado como formador de professores na rede municipal de ensino de Campinas desde 2011 e em outros municípios.