Gazeta Itapirense

Projeto Sanquim-Cultural abre inscrições

A partir desta semana o Projeto Sanquim-Cultural de Mogi Mirim abre inscrições, inclusive para Itapira, para um curso completo de história da arte em 12 aulas. Que está à frente do trabalho é o professor João Ricaldes (Unicamp, Escola do Masp).

Em Itapira o curso será executado na Casa das Artes, às quartas-feiras, das 19 às 22h00, começando no próximo dia 05 de abril e é destinado a todos que se interessam pelo seu próprio aprimoramento cultural (público adulto), especialmente os educadores.

O curso é totalmente gratuito, tem carga de 60 horas e garante certificado de participação.

Quem quiser conferir a programação e o calendário do curso, basta acessar o site da entidade (sanquim.com), onde também já podem ser feitas as inscrições, com vagas limitadas.

Professor João Ricaldes comanda o curso

Os participantes receberão ainda um livro texto gratuito, de autoria de João Ricaldes, chamado História da Arte em 20 Lições (180 páginas, 2022). Também será gratuita a viagem de estudos que encerrará o curso, com uma visita a dois dos mais importantes museus do País, o MASP e a Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Integralmente financiado por empresas da nossa região, através da Lei de Incentivo Fiscal (antiga Lei Rouanet), o projeto Sanquim-Cultural foi homologado no Diário Oficial da União no dia 11 de janeiro de 2022, o que o autorizou a captar R$ 191.892,00 junto à iniciativa privada. O objetivo do projeto é oferecer aos participantes uma oportunidade de formação emocional e cultural através da história da arte. Além das turmas de Mogi Mirim e Itapira também será aberta na próxima semana uma turma em Mogi Guaçu, no Centro Cultural, Avenida dos Trabalhadores.

O Sanquim-Cultural é uma iniciativa do cursinho popular Sanquim, entidade sem fins lucrativos fundada na comunidade da Paróquia de Santana e São Joaquim em 2012. O cursinho conta hoje com um corpo docente de mais de 50 professores voluntários e atende mais de 250 alunos de escolas públicas na preparação para o vestibulinho da ETEC, para o ENEM e para os vestibulares das principais universidades do país. Recentemente o Colégio Sanquim também iniciou o seu Ensino Médio, hoje com turmas de 1º e 2º ano em funcionamento.

Residente em Mogi Mirim, João Ricaldes é responsável pelo Projeto Humanarte, também aprovado pela Lei Rouanet em 2005 e 2008, pelo qual tem trabalhado como formador de professores na rede municipal de ensino de Campinas desde 2011 e em outros municípios.

Compartilhe
error: