Totonho Munhoz assume seu 7º mandato como deputado estadual
José Antônio Barros Munhoz, ou simplesmente Totonho Munhoz para os itapirenses, entra para a história da ALESP amanhã ao assumir o seu 7º mandato como deputado estadual.
Totonho passa a ser um dos deputados estaduais com mais mandatos na história da Assembleia Legislativa de São Paulo, que vem a ser o maior Parlamento da América Latina.
Poucos conhecem aquelas paredes e, em especial, o plenário da Casa de Leis paulista, como ele.
De prefeito da pequena Itapira, quando debutou nas urnas em 1976, Munhoz passou a ser um dos mais combativos e influentes políticos do Estado de São Paulo ao longo das últimas décadas.
Hábil no pensamento e orador nato, fez do limão uma limonada em vários momentos onde seu grupo político não era maioria. O então jovem ‘Barros’, como é chamado fora de Itapira, foi escrevendo sua história no meio dos ‘cardeais’ da política paulista.
Na década de 90 viveu seu primeiro momento ‘fora da curva’ quando foi secretário estadual da Agricultura do então governador Fleury, ministro da Agricultura no governo Itamar Franco e candidato ao governo de São Paulo pelo PMDB, em 1994.
Trajetória
Totonho Munhoz iniciou sua carreira política em 1976, como prefeito de Itapira, onde exerceu mais dois mandatos entre 1997 e 2000. Eleito deputado estadual por duas legislaturas consecutivas, de 1987 a 1994 ele voltou à Alesp em 2006, não saindo mais até hoje.
Foi o primeiro presidente da Assembleia Legislativa por dois biênios consecutivos: 2009-2011 e 2011-2013. Além do mais alto posto na ALESP, foi também o líder dos governadores José Serra e Geraldo Alckmin na Casa de Leis de São Paulo.
A trajetória de Barros Munhoz na vida pública e, sobretudo, na Assembleia Legislativa como deputado estadual, tem sido marcada pela dedicação e representatividade junto aos poderes constituídos em benefício dos municípios do Estado de São Paulo.
Serviço:
Sessão Solene ALESP: Posse dos 94 deputados estaduais
Horário: 15h
Local: Plenário Presidente Juscelino Kubitschek