Suicídio será tema de capacitação na Secretaria de Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde realiza na próxima quarta-feira, 15, uma capacitação voltada para todos os profissionais da rede pública (médicos, enfermeiros, técnicos, etc) e toda a rede de atenção psicossocial do município sobre técnicas de abordagem de pacientes da área de Saúde Mental. A atividade acontece a partir das 13h00 no Auditório da AIPA (Associação Itapirense de Preparo do Adolescente).
A Diretora da Rede Básica de Saúde Deise Cega Fernandes explicou que a principal proposta do treinamento é sensibilizar os profissionais para que executem um atendimento especializado para os pacientes que procuram os serviços de saúde e apresentem sinais de psicopatologias. “Nós últimos anos temos observado um aumento de casos graves de transtornos mentais que levam o paciente a tentar – e em alguns casos conseguir – tirar a própria vida. E nós que estamos na linha de frente de atendimento temos que ter a sensibilidade para detectar esses sinais e acolher de maneira adequada”.
A psicóloga Príncia Lanzoni, interlocutora da RAPS (Rede de Atenção Psicossocial) de Itapira destacou que foram convidados profissionais da Secretaria de Saúde e também fora dela, como Promoção Social e Bairral. “São pessoas que direta ou indiretamente também atuam no cuidado com esses pacientes e que também compõem a rede de apoio do município”, disse.
Príncia será uma das palestrantes e trata mais informações sobre os encaminhamentos da RAPS. Também participam o psicólogo José Antônio Zago, coordenador do CAPSas de Itapira, a Dra. Adriana Rapelli, psiquiatra do CAPSad, e a psicóloga Bianca Moraes de Oliveira.
Suicídio: É possível prevenir? – Abordagem na Rede de Atenção Psicossocial
Programação
13h00: Abertura
13h30: Reflexões sobre a vida que me escolheu – Ms. José Antônio Zago, coordenador do CAPSad de Itapira
14h00: Considerações sobre Saúde Mental e Suicídio – Dra. Adriana Rapelli, médica psiquiatra do CAPSad de Itapira
15h00: Discussão e Perguntas
15h30: Intervalo
15h45: Avaliação e Conduta frente ao risco de suicídio – Psicóloga Bianca Moraes de Oliveira
16h30: Encaminhamento Implicado na RAPS de Itapira – Psicóloga Príncia Lanzoni