Católicos abrem a Quaresma e lançam Campanha da Fraternidade
Tem início hoje um dos períodos mais importantes para a religião católica, a Quaresma. Aqui em Itapira a programação será de muita celebração em todas as igrejas ao longo do dia.
A Paróquia de Santo Antônio terá missas às 15 e 19h30; na Paróquia de Santa Josefina Bakhita ocorre celebração às 09 horas na comunidade de São José, em Barão Ataliba Nogueira e missa na matriz às 19 horas, no bairro José Tonolli.
A primeira missa do dia na Paróquia de Santa Rita de Cássia começou às 8 horas de hoje e a próxima será às 19h30, no bairro Figueiredo.
Já a Paróquia de São Judas Tadeu, no Cubatão, será responsável por duas celebrações no dia de hoje, às 15 horas na comunidade de N.S. Aparecida, no Jardim Raquel, e às 19 horas na própria matriz.
O padre Ricardo, da Paróquia de São Benedito, comanda duas missas hoje, às 15h e 19h30.
Na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida as missas ocorrem em três igrejas: às 18h30 na comunidade de São José Operário e às 19h30 na comunidade de São Cristóvão e na própria matriz, nos Prados.
Campanha da Fraternidade
Em paralelo às celebrações da Quarta-feira de Cinzas, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) abre hoje mais uma Campanha da Fraternidade. Esta será a 60ª vez, desde 1964, que ocorre este trabalho.
No Brasil, a Campanha da Fraternidade é um modo de a igreja celebrar o tempo da Quaresma, com oração, jejum e caridade associado à reflexão e ação sobre um tema específico.
Este ano o tema a ser desenvolvido é o da ‘pobreza’.
A Coleta Nacional da Solidariedade acontecerá em todas as comunidades do Brasil, no Domingo de Ramos, no dia 2 de abril.
Do total arrecadado, as dioceses enviam 40% ao Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), gerido pela CNBB, ação responsável pelo atendimento a projetos sociais em todo território brasileiro.
A outra parte, 60%, permanece nas dioceses para atender projetos locais, pelos respectivos Fundos Diocesanos de Solidariedade (FDS).