Artigo: Janeiro, o momento certo para planejar
Depois de passarmos um longo período de recessão econômica, que limitou o poder de compra das famílias, podemos pensar em aproveitar as datas comemorativas do primeiro semestre como alavanca para ajudar as empresas em suas vendas, buscando com isso aumentar o faturamento e o resultado positivo, no final do mês. Reforço isso, porque ainda há muitas empresas considerando apenas o faturamento, quando é preciso ficar de olho no resultado, ou seja, faturamento menos despesas, o resultado dessa conta precisa ser positivo. Se não for, algo está errado.
O primeiro passo de minha sugestão é conhecer as datas mais atrativas e planejar ações efetivas para atrair os clientes.
Agora em JANEIRO, o primeiro mês do ano pode ser uma excelente oportunidade para “desencalhar” os produtos remanescentes da Black Friday e do Natal. É sempre bom lembrar que qualquer oferta ou redução de preço não deve prejudicar a receita da empresa. Faça as contas do quanto pode ser tirado da margem de lucro para oferecer valores atrativos.
Lembre-se que logo teremos a volta às aulas, também é um evento sazonal vantajoso para alguns segmentos. Hoje, além das papelarias e das lojas de vestuário e calçados, muitos outros comércios possuem itens para venda, como os estabelecimentos que comercializam bolsas, mochilas e lancheiras, que podem lucrar no período, anunciando que estão oferecendo os itens com valores atrativos.
Já em FEVEREIRO, algumas datas começam a se tornar cada dia mais importantes no calendário nacional, e sua empresa pode se beneficiar do momento para realizar ações promocionais. Vamos mencionar aqui o “Valentine’s Day (Dia de São Valentim)”, em 14 de fevereiro, que celebra o amor e a amizade, então aproveite para realizar campanhas publicitárias, com kit de produtos e combinações. E não se esqueça do nosso Carnaval que também estará presente no mês (21), portanto, a tradicional data festiva deve movimentar o comércio em fevereiro. Decore sua empresa e planeje ações animadas. Os confetes e serpentinas são sempre bem-vistos como sinônimos de alegria e as pessoas felizes estão sempre mais abertas a aceitar sugestões.
Agora em MARÇO, há o dia 8, quando é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Uma data de grande sensibilização, hoje pelos dados estatísticos já é um dia de relevância em vendas para o público feminino. Procure elaborar ações e estratégias voltadas especialmente para a data. E março temos também o Dia do Consumidor (15), uma ótima data para criar promoções ou condições de pagamento mais favoráveis, visando fidelizar mais clientes, sendo um bom momento para contato direto com o cliente, falando diretamente com ele, oferecendo opções que façam relevância.
Assim, começamos nosso planejamento. 3 meses de trabalho bem-feito geram um bom resultado financeiro e, é claro, criam um fluxo de pensamentos positivos na empresa, para que novas ações possam ser realizadas durante o ano. Converse com sua equipe os motivos para proporem sugestões e ideias para esses meses e para os que ainda virão.
- Por: Nelson Theodoro