Gazeta Itapirense

União de 70 anos é alicerçada no amor, respeito e cumplicidade

Enquanto hoje em dia as famílias estão encolhendo e os casamentos deixando de ser a certeza de homens e mulheres, trazemos a história de um matrimônio que completou 70 anos de histórias.

O casal eternamente apaixonado é formado pela senhora Irene Brolezzi Giraldi, 88 anos de idade, e pelo senhor Hilário Giraldi, 91 anos de idade.

A primeira impressão que se tem ao conversar com os dois é de que ambos têm pelo menos uns 20 anos a menos do que consta em seus documentos. Seja pela aparência ou pela conversa atualíssima, os dois esbanjam jovialidade e bom humor.

Dona Irene e seo Hilário, com a foto do dia do casamento

O casal se conheceu em uma destas festas que ocorriam na ‘roça’, como era chamado antigamente. “Foi numa festa no sítio, começou com uma brincadeira com minhas amigas, mas terminou em namoro”, lembrou dona Irene, que na época tinha 15 anos de idade.

Ele já era mais ‘mocinho’, tinha 18 anos, mas não conseguiu escapar da encantadora jovem que havia acabado de conhecer. Nascia ali uma história que já tem 74 anos.

Os noivos durante o ato que marcou a união de 7 décadas

Perguntado se gostava de um baile, de dançar, seo Hilário foi taxativo: “nunca gostei de dançar, ela sim. E eu fui logo dizendo, se quiser namorar comigo, tem que parar de dançar”.

Na disputa entre a dança nos bailinhos e o amor recém descoberto, venceu o amor: “parei de dançar e me dediquei ao nosso namoro”, contou ela.

Padre André Ricardo celebrou este momento único do casal

Nem a distância afastou o casal apaixonado. Ele morava em Itapira, na Ponte Nova e ela em Lindóia.

Três anos após o começo do namoro, veio a união, em 06 de dezembro de 1952, há exatos 70 anos. Da união, nasceram 5 filhos, vieram ainda 14 netos, 09 bisnetos e 02 tataranetos.

Cerimônia religiosa foi marcada pela emoção de todos

Perguntados sobre o segredo para tanto tempo junto, eles foram categóricos em destacar a palavra-chave: “respeito”.

“O respeito de um pelo outro é tudo. Tem brigas? Lógico que tem, sempre vai ter. Mas você não pode falar tudo que tem vontade estando de cabeça quente, tem que parar, respirar e depois se acertar”, filosofou dona Irene.

Seo Hilário seguiu o mesmo caminho da esposa: “o segredo é estar sempre junto, nas horas boas, nas horas ruins, um respeitando o outro, um entendendo o outro. Esse é o segredo”.

Fé e festa

A data comemorativa da ‘Bodas de Vinho’ não poderia passar em branco de forma alguma. A família se uniu e preparou uma cerimônia religiosa emocionante na Paróquia de São Benedito no sábado, 07, sob os cuidados do padre André Ricardo.

Foi um momento único, de muita união entre a família, e muita fé também. O casal é católico e tem na religião um porto seguro.

Recepção teve até o bolo da ‘Bodas de Vinho’

Após a celebração na igreja, foi a vez da merecida festa, ocorrida em um estabelecimento gastronômico pertencente a um dos familiares do casal.

Com direito ao bolo da ‘Bodas de Vinho’, os familiares se reuniram em torno do casal e festejaram o presente, o passado e o futuro que ainda virá.

Família se reuniu entorno do casal: emoção e gratidão
Compartilhe
error: