Se Itapira ‘encolher’ pode perder R$ 7 milhões em recursos
Com o intuito de alcançar as famílias não recenseadas na pesquisa que visa traçar o perfil da população brasileira, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) lançou recentemente um canal para que a população possa comunicar que ainda não foi entrevistada: o telefone 137.
Em Itapira, foi disponibilizado um número exclusivo para agendamento pelo WhatsApp: (19) 98702.4287.
Iniciado em agosto, o Censo Demográfico produz informações atualizadas e precisas, que são fundamentais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos, tanto do governo quanto da iniciativa privada.
Contudo, desde o começo os recenseadores vêm encontrando dificuldades no processo de coleta de informações devido a quantidade de ausências ou recusas de moradores. O resultado é que as prévias apontam redução no número da população, o que pode ser equivocado.
Os resultados preliminares apresentados também trazem preocupação para os gestores municipais tendo em vista que repasse de recursos do Governo Federal para áreas importantes como Saúde, Educação são feitos utilizando o número de habitantes como critério. “Nessa primeira prévia, estimamos que a redução de repasses com essa ‘diminuição’ da nossa população pode chegar a cerca de R$ 7 milhões”, disse o vice-prefeito Mário da Fonseca. “Temos, por exemplo, um aumento de eleitores que conflita com essa redução da população. Por isso, é muito importante que todos sejam entrevistados. Só assim teremos um perfil real do nosso município”, completou.