Último “Clássicos em Cena” será na igreja Santo Antônio
Encerrando a temporada de 2022, o projeto Clássicos em Cena recebe o Madrigal Mackenzie, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, para uma apresentação gratuita na quinta-feira, 15 de dezembro, às 19h,
Neste último encontro de 2022 o local escolhido foi a Igreja Santo Antônio, que fica na Rua Ribeiro de Barros, 272.
O evento tem entrada franca, sem necessidade de retirada de ingressos, e com uso de máscaras recomendado.
Criado em 2003, o Madrigal Mackenzie é formado por funcionários da Coordenadoria de Arte e Cultura da universidade e cantores convidados. O grupo é orientado, desde sua criação, pelo maestro Parcival Módolo, que é também o anfitrião e um dos criadores do projeto Clássicos em Cena, que promove concertos gratuitos com grupos convidados, entremeados por comentários sobre os compositores, contexto e história da música, de modo bastante acessível, leve e divertido, incluindo algumas curiosidades. A origem do termo Madrigal, por exemplo, remete a um gênero de composição do período da renascença, e com o tempo acabou se tornando sinônimo de coral formado por poucos componentes.
Clássicos em Cena
Criado pelo maestro Parcival Módolo junto do produtor cultural e fundador da Direção Cultura, Antoine Kolokathis, no ano 2000, o projeto “Clássicos em Cena” tem objetivo de difundir a música clássica instrumental e já passou por mais de 15 cidades desde sua criação. Os concertos em Itapira marcaram o retorno do projeto à cidade após sete anos, e contam com patrocínio do Grupo Penha, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Em 2023, a série já está confirmada, com concertos mensais gratuitos no Anfiteatro Penha.
Sobre o grupo convidado
O Madrigal Mackenzie é um dos grupos mais significativos da Universidade Presbiteriana Mackenzie, representando a instituição em seus mais importantes eventos e solenidades. Foi o Madrigal Mackenzie, por exemplo, quem cantou em outubro de 2004, no Peru, e em 2005 na Argentina, representando o Mackenzie e o Brasil no encontro de corais latino-americanos. Seu repertório abrange da Renascença à música contemporânea, brasileira e internacional. Suas interpretações buscam sempre uma leitura de época, considerando a forma de cantar e de pronunciar os textos de cada período histórico.
O regente do grupo, Maestro Parcival Módolo, também é professor, com carreira internacional. Com mestrado em música dos séculos XVII e XVIII na Alemanha e doutorado pela University of Southern California, em Los Angeles, foi Maestro Titular e Maestro titular e diretor artístico da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas e Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto. Coordenador geral da Divisão de Arte e Cultura do Instituto Presbiteriano Mackenzie, em São Paulo, atua regularmente como regente convidado em várias orquestras brasileiras e no exterior.
Sobre o Grupo Penha:
Um dos maiores produtores de embalagens de papelão ondulado do país, o Grupo Penha está presente em quatro estados brasileiros — São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Bahia — e conta com 2 mil profissionais, distribuídos por cinco plantas operacionais e três unidades de apoio, especializadas em produzir soluções de embalagens, agregando os melhores serviços existentes no mercado.