Gazeta Itapirense

Abastecimento de Água conquista Grau de Excelência

Em fevereiro, o abastecimento de água de Itapira foi avaliado pela INDSAT (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos) e obteve 817 pontos e 93,5% de aprovação, resultado melhor que no levantamento realizado no final de 2021.

Com salto na pontuação e conquistando novamente o Grau de Excelência da instituição, o setor se classificou como o melhor serviço das Cidades de Pequeno Porte (até 100 mil habitantes), acima da média do agrupamento que é de 702 pontos e superando seu próprio desempenho anterior, de 804 pontos.

O patamar da aprovação registrou a maior somatória de ‘Ótimo’ e ‘Bom’ desde maio de 2021, com avaliações positivas atuais distribuídas entre 16,3% de Ótimo e 77,1% de Bom. Nos meses anteriores, os resultados também apresentaram números positivos, com 88,9% em maio, 93,2% em agosto e 87,6% em novembro, mas o total obtido em fevereiro ultrapassou o desempenho favorável do serviço nos meses anteriores.

Assim como na aprovação, os resultados mais recentes de rejeição apresentaram números ainda melhores que nos meses anteriores, alcançando apenas 1,3% de reprovação (1% de ruim e 0,3% de péssimo). O total obtido em fevereiro é o menor do período, que já atingiu 2,3,% em maio, 1,8% em agosto e 1,5% em novembro de 2021.

A maior aprovação do serviço foi registrada em Eleutério, Barão Ataliba Nogueira e Ponte Nova com 96,9%, seguida dos bairros Jardim Ivete, Jardim Magali, Jardim Bonfim e arredores com 95,5%. Já a rejeição foi mais significativa nos bairros do Cubatão, Conjunto Habitacional São Judas Tadeu, Vila Maria e proximidades com 5,6%, seguida pelos bairros Jardim Ivete, Jardim Magali, Jardim Bonfim com 2,3%. Em alguns bairros da cidade não se registrou nenhum índice de rejeição.

A coleta de dados desenvolvida pela INDSAT conta com a participação de 400 moradores do município maiores de 16 anos, considerando margem de erro de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.

A INDSAT é composta por pesquisadores, jornalistas e publicitários e mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município conforme o grau de satisfação do serviço estudado.

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