Itapira fica na 8ª colocação no Programa Município Verde Azul
As ações ambientais realizadas pela Prefeitura de Itapira no ano de 2021 garantiram a 8ª colocação geral do município em relação aos 645 do Estado de São Paulo no Programa Município Verde Azul (PMVA) 2021 e com a nota final de 93.46.
O resultado representa uma ascensão de 27 colocações no ranking em relação à última certificação, em 2020, que Itapira ficou em 35º lugar. Além do 8º lugar do Estado, Itapira também recebeu o Prêmio Governador André Franco Montoro como a melhor cidade da Bacia Hidrográfica Mogi Guaçu.
A cerimônia de entrega dos certificados aconteceu na manhã desta quarta-feira, 24, na sede da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado, na Capital. O prefeito Toninho Bellini recebeu os troféus ao lado do Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente José Aparecido Perentel Rostirola e do biólogo e diretor da pasta Anderson Martelli, que é o interlocutor do PMVA no município. “É motivo de muito orgulho para todos nós recebermos esses troféus depois de uma melhora extremamente significativa de nossa pontuação e colocação. Essa certificação vem para coroar o trabalho de excelência realizado pela nossa Administração no que diz respeito ao meio ambiente”, celebrou o Bellini.
Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente na época (hoje Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente), o Programa Município Verde Azul (PMVA) tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.
Tem como principal objetivo estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo.
As ações propostas pelo PMVA compõem as dez Diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.
Ao final de cada ciclo anual, o PMVA publica o “Ranking Ambiental dos municípios paulistas” que resulta da avaliação técnica das informações fornecidas pelos municípios, com critérios pré-estabelecidos de medição da eficácia das ações executadas.