Gazeta Itapirense

Comunidade Terapêutica Santa Carlota chega aos 10 anos

Na manhã dessa segunda-feira, 22, o Prefeito Toninho Bellini e o vice Mário da Fonseca participaram da celebração dos 10 anos da Comunidade Terapêutica Rural Santa Carlota, um programa que tem convênio entre a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e o Instituto Bairral de Psiquiatria para atender 100 dependentes que residem no Estado de São Paulo, portadores do Transtorno por Uso de Substâncias, oferecendo suporte psicossocial e garantindo o contrarreferenciamento à sua territorialidade atual ou de origem.

Mauricio Landre, Assistente Social e Coordenador Técnico da CT Santa Carlota, Alberto Luis de Mello Rossato, Presidente do Conselho Diretor do Instituto Bairral, e Nivaldo Caliman, Diretor Superintendente do Instituto Bairral, participaram da solenidade. A primeira-dama Marina Nicolai, secretários municipais e servidores da Secretaria de Promoção Social e outros departamentos também estiveram presentes.

O ato teve início com uma visita guiada pelos próprios residentes que explicaram brevemente sobre as dependências da fazenda, as etapas de tratamento e as atividades que desenvolvem. Em seguida, todos seguiram para a cerimônia que contou com a apresentação geral da CT, depoimentos dos residentes e homenagens.

Evento teve a presença do prefeito Toninho Bellini

“Aqui vivemos em um ambiente que promove o bem-estar biopsicossocial e espiritual, onde aprendemos a assumir o compromisso de nos ajudar e temos o dever e a permissão de ajudar os outros. Aprendemos a levar uma vida em abstinência que nem sempre é fácil. Porém, aqui nos é oferecido as ferramentas necessárias para gerenciarmos nossas crises”, depôs o residente Wilson.

Em seu discurso, o prefeito Toninho Bellini falou da alegria em poder celebrar esses dez anos da Comunidade Terapêutica e destacou a importância de cada um para o sucesso do projeto. “Essa é a única instituição do Estado de São Paulo que possui convênio com o Governo, dada sua importância e atuação. Há dez anos, em meu segundo mandato, a comunidade foi inaugurada e hoje ficamos muito felizes em saber que aproximadamente três mil homens e seus familiares foram beneficiados com esse atendimento diferenciado. Vocês que estão aqui hoje sairão preparados para enfrentar a vida”, disse. Ele também lembrou outras ações promovidas no município através de parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do CAPS, o Bairral e o Governo Federal nas Residências Terapêuticas que atualmente atendem 50 pessoas. “E estamos em tratativas para a abertura da 6ª casa”, completou.

Inaugurada em 25 de julho de 2012, a Comunidade Terapêutica (CT) Rural Santa Carlota foi desenvolvida para oferecer atendimento de pacientes maiores de 18 anos do sexo masculino portadores da dependência de álcool, crack e outras drogas. Com Taxa de Ocupação média de 93% durante todos esses anos, já foram atendidos no local mais de 2.900 dependentes de drogas e álcool e 13.400 familiares. De acordo com dados da comunidade, mais de 46% dos acolhidos que iniciaram o processo de recuperação concluíram seu tratamento que tem a duração média de sete meses.

Compartilhe
error: