Gazeta Itapirense

Seção Nossa História traz os vultos que passaram por Itapira

Dando continuidade a nossa trajetória rumo às homenagens a Itapira pela comemoração dos seus 202 anos de fundação, reportamo-nos ao grande desenvolvimento ocorrido em nossa cidade durante sua existência, bem como às suas incríveis alterações no decorrer do tempo.

Qualquer evolução ocorre somente à sombra de vultos que fazem a história acontecer. Embora por si só ela já ocorra de forma natural, a intervenção do homem é sempre necessária para que os acontecimentos dessa evolução sejam satisfatórios e com os efeitos benéficos voltados para suas necessidades diárias.

Em nossa cidade muitos fizeram a história acontecer e por isso tiveram sua imagem perpetuada nos anais desta mesma história através de bustos colocados em pontos estratégicos e de grande circulação de pedestres na cidade.

Que nos perdoem os demais cidadãos desta nossa terra querida, inclusive os anônimos, que tem sua parcela de participação no desenrolar da história, mas a seguir trazemos alguns dos ilustres cidadãos que doaram seu tempo e sua capacidade para que Itapira chegasse ao patamar em que hoje se encontra. Seu desenvolvimento e sua trajetória na história, não só a particular, mas como também a da humanidade se deve a homens como estes.

Coronel Francisco Vieira – Foi prefeito em Itapira no ano de 1910, permanecendo no cargo por 15 anos consecutivos. Teve participação ativa na revolução de 1932. Foi grande entusiasta do esporte itapirense, tendo até emprestado seu nome ao nosso estádio de futebol. Seu busto encontre-se na Praça Bernardino de Campos.

Dr. Hortêncio Pereira da Silva – Médico. Possuidor de grande popularidade entre os cidadãos de sua época por sua atuação junto às vítimas da revolução de 1932. Foi prefeito de Itapira entre  1942  e 1945  . Seu busto está no Museu Histórico e Pedagógico Com Virgolino de Oliveira.

João Sarkis Filho – Industrial proprietário da grande Fábrica de Chapéus Sarkis, que era localizada no centro da cidade e empregava grande número de operários itapirenses. Sua herma está localizada na praça que leva seu nome, o antigo Largo da Estação.

Padre Amorim Correia – Fundador da Igreja Católica Apostólica Brasileira em Itapira, em 31 de janeiro de 1913, tendo morte misteriosa poucos meses após o feito. O busto em sua homenagem foi colocado em seu jazigo no Cemitério da Saudade.

Comendador Virgolino de Oliveira – Industrial do ramo açucareiro. Foi o grande propulsor da industrialização itapirense e o pioneiro na mecanização agrícola sobre esteiras em toda região mogiana. Encontra-se seu busto no museu histórico que ostenta seu nome e sua estátua na Praça Bernardino de Campos.

João Nogueira de Freitas – Empresário do ramo de máquinas agrícolas, fundador da JF Máquinas, hoje Grupo NB Máquinas, é o mais recente dos ilustres a passar pela história itapirense, mas não menos notável que seus pares. Também grande incentivador dos esportes, sobretudo do futebol. Deixou como outra marca registrada a filantropia e a preocupação com os mais necessitados. Seu busto encontra-se alocado na Praça Bernardino de Campo.

 

Coluna publicada originalmente em 15 de outubro de 2010, na versão impressa do jornal A Gazeta Itapirense.

 

Compartilhe
error: