Gazeta Itapirense

Festival de Inverno de Pinhal homenageia Independência do Brasil

Espírito Santo do Pinhal recebe o projeto Músicas da Independência — integrando as atrações do 1º Festival de Inverno do Theatro Avenida (FITA), que acontece entre 9 e 24 de julho. Sob direção artística do maestro Paulo de Paula, serão realizados dois concertos: Sons da Sala e da Rua, no dia 9, abrindo o FITA; e Sons da Corte, do Teatro e da Igreja, no dia 16. Para executar as obras dessa série, participam a cantora Raíssa Amaral, o violeiro Ivan Vilela, o pianista Edmundo Hora, o Coro Contemporâneo de Campinas e a Camerata Universal. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos online.

Quase dois séculos se passaram desde a independência do Brasil, proclamada por Dom Pedro I no dia 7 de setembro de 1822. Porém, além dos fatos históricos, o período é formado por ‘paisagens musicais’ condizentes com o furor daquele momento. Por isso, o Músicas da Independência busca reconstituir esse panorama e apresentar aos ouvintes a experiência sonora dos que viviam ali. Para isso, é construído um contraste entre as canções apreciadas em espaços considerados da corte e do povo, indo peças litúrgicas até o que era popular nas casas das pessoas.

O primeiro destino dessa viagem musical está marcado para o dia 9, com o concerto Sons da Sala e da Rua. O repertório transita pelo que era tocado fora dos círculos formais, isto é, popular nas ruas e nos lares das famílias comuns. Batuques, modinhas e lundus entram em cena, a partir das músicas que serão interpretadas ao vivo pelo trio formado por Raíssa Amaral (voz), Edmundo Hora (pianoforte, instrumento antecessor ao piano atual) e Ivan Vilela (viola).

Depois, no dia 16, é a vez de conferir o que se ouvia em meio à corte brasileira com a apresentação Sons da Corte, do Teatro e da Igreja. Nela, o público é convidado a imergir em gêneros musicais voltados para ritos e cerimônias, um lado mais europeu da música brasileira. Para reviver essas memórias, o Coro Contemporâneo de Campinas e a Camerata Universal trazem compositores ‘clássicos’ como o padre José Maurício Nunes Garcia, um dos mais importantes do período. Haverá ainda peças do próprio Dom Pedro I e do austríaco Sigismund Neukomm, que introduziu o classicismo vienense no Brasil. A regência deste concerto é do maestro Paulo de Paula.

 

COMO ASSISTIR?

Ambos concertos acontecem a partir das 20h, com entrada gratuita, porém, é preciso fazer a retirada de ingresso neste link (https://megabilheteria.com/evento/temporada?id=20200217105647), e apresentá-lo no dia do evento. A série Músicas da Independência é um projeto realizado com o apoio do Proac. O Theatro Avenida fica na avenida Oliveira Motta, 51, Centro, Espírito Santo do Pinhal (SP). Mais informações pelo telefone (19) 99341 4163.

 

SERVIÇO

Projeto Músicas da Independência – Festival de Inverno do Theatro Avenida

Programação:

09/06  – Sons da Sala e da Rua

16/06 – Sons da Corte, do Teatro e da Igreja

Horário dos concertos: 20h

Ingresso gratuito: https://megabilheteria.com/evento/temporada?id=20200217105647

Local: Theatro Avenida – avenida Oliveira Motta, 51, Centro, Espírito Santo do Pinhal (SP)

Compartilhe
error: