Gazeta Itapirense

Nossa História: Hospital Municipal – A Construção

No mês de agosto, mais precisamente no dia 04, há exatos 37 anos atrás, era dada a largada, pelo então prefeito David Moro Filho, para a concretização de um dos maiores anseios da população desta terra: Saúde gratuita e de qualidade para todos!

Idealizado na gestão do então prefeito José Antonio de Barros Munhoz, que não mediu esforços para a efetivação de uma das maiores obras já realizadas em nossa cidade, o tão sonhado “Hospital Municipal”, naquela data, saía do papel para se tornar uma realidade aos olhos que quem quisesse apreciar.

O Jornal “Cidade de Itapira”, circulante na época, trazia em sua edição de 11 de agosto daquele ano a seguinte reportagem: “Com a participação maciça da população itapirense, aconteceu na manhã de domingo passado a solenidade de início da construção do Hospital Municipal “Dr. Theodoro Quartim Barbosa”, na confluência das ruas Vila Lobos com Rev. Alfredo Guimarães, atrás da EEPG “Prof. João Simões. O prefeito Dr. David Moro Filho, o Dr. Carlos Eduardo Quartim Barbosa e demais familiares do homenageado e inúmeras autoridades locais estiveram presentes, marcando assim, de forma brilhante, o começo de uma das maiores obras já implantadas em nossa região”.

As obras andando a todo vapor, davam forma ao sonho da população

A solenidade foi transmitida pela Rádio Clube de Itapira e contou com a participação sempre marcante da tradicional Banda Lira Itapirense.

Ao som do Hino de Itapira, executado pela referida corporação musical, foi descerrada a placa colocada no marco inicial da obra pelo prefeito Dr. David Moro Filho, sua esposa dona Marlene Aparecida e demais autoridades.

O prefeito David Moro e o vice Orlando Dini inspecionando as obras

A seguir, com as autoridades já no palanque oficial, fez uso da palavra o vereador Nelson Guiraldelli, autor da indicação na Câmara Municipal propondo a construção do novo hospital.

Fachada do Hospital Municipal já em fase de acabamento

O ex-prefeito José Antonio de Barros Munhoz, em virtude da realização em São Paulo, na mesma data e no mesmo horário, de uma convenção do PFL, do qual era consultor jurídico, não pode comparecer.

Entretanto deixou gravada sua mensagem que foi ouvida com bastante atenção e no final muito aplaudida pelo grande público presente.

Centro cirúrgico totalmente aparelhado e pronto para entrar em funcionamento

Logo após, em momento de inspiração e muita felicidade, visivelmente emocionado, falou o então prefeito David Moro Filho, ressaltando uma vez mais que aquela monumental obra não era sua nem de sua administração, mas sim de todo povo itapirense. Convidou a cada cidadão a deixar de lado suas vaidades pessoais, seus eventuais desentendimentos, para, unidos, transformar em realidade este grande sonho do povo de nossa cidade.

Ampla e moderna cozinha para fornecer boa alimentação a todos os pacientes

Prosseguiu dizendo o jornal na mesma reportagem: “Os serviços iniciais para a construção do Hospital Municipal já estão a todo vapor, com um bate-estaca executando o trabalho necessário para as obras de fundação, uma vez que a parte de sondagem do solo foi concluída antes mesmo do início das obras. Nesta semana deverão chegar as primeiras carretas de ferragens e armação metálica, bem como os demais matérias de construção.”

Apartamentos com dois leitos, sem qualquer distinção, para o conforto de pacientes e acompanhantes

Assim, com o empenho impar do então prefeito David Moro Filho e de seu sucessor, Bebeto Munhoz, através de campanhas que mobilizaram toda população, a grande obra foi concluída e estava pronta para ser inaugurada.

 

Matéria publicada originalmente na versão impressa do jornal A Gazeta Itapirense, de 29 de agosto de 2011

 

 

 

Compartilhe
error: