Gazeta Itapirense

Profissionais são homenageados pelo Conselho de Esportes

Na última quarta-feira, 15, os Coordenadores Técnico e Administrativo do Projeto SuperAção, professor Dr. Moisés Diego Germano e a professora Ms. Priscila Samora Godoy Ribeiro, respectivamente, apresentaram ao Prefeito Toninho Bellini os resultados do 1° Programa de Treinamento Físico para Indivíduos com Doenças Crônicas e Metabólicas – o Projeto SuperAção. Também participaram o vice-prefeito Mário da Fonseca, o Secretário de Esportes Flávio Boretti, o Secretário de Saúde Vladen Vieira, o Secretário de Governo Sandro Cesar Oliveira Almeida, o Diretor de Esportes Flávio Figueiredo e o vereador André Siqueira.

Iniciado em junho desse ano, o Projeto SuperAção foi idealizado para oferecer treinamento personalizado para pacientes com hipertensão, diabetes, obesidade ou com Síndrome Pós-Covid. Realizado através de parceria entre a Secretaria de Esportes e Lazer e a Secretaria Municipal de Saúde, atendeu aproximadamente 130 pacientes.

Durante a apresentação dos resultados, Germano falou da metodologia das aulas e de como o planejamento das atividades voltadas para cada aluno de acordo com suas necessidades e dificuldades impactou nas estatísticas. Ele mostrou gráficos dos dados obtidos ao longo das medições feitas por oito semanas que mostraram significativas melhoras nos índices de pressão arterial, relação cintura x quadril, equilíbrio, tempo para percorrer dez metros, resistência de força, flexibilidade e potência.

A aluna Leonilde Alves de Almeida, da UBS Vila Ilze, gravou um depoimento falando dos benefícios do projeto. “Eu não conseguia esticar meu braço e agora consigo. Melhorou muito as pernas e a coluna. Estou muito feliz com os resultados”, disse.

João Fracarolli Neto, da UBS Central, é um dos alunos com Síndrome Pós-Covid. Ele teve a doença em abril e ficou internado por 15 dias no Hospital. “Foi através do SuperAção que eu consegui voltar ao meu normal. Consegui voltar com a respiração, com minha força normal. Foi muito bom pra mim e recomendo a todos”, relatou.

Para participar do SuperAção é necessário que o paciente que possua alguma das comorbidades descritas acima procure pela de enfermagem de sua Unidade Básica de Saúde de referência.

Premiação do CMEL

Na noite de quarta-feira, o CMEL (Conselho Municipal de Esportes e Lazer) realizou a premiação Destaques Esportivos 2021 e homenageou os professores e equipe técnica envolvida no Projeto Superação, dentre eles o Prefeito Toninho Bellini. A solenidade aconteceu no anfiteatro do UNIESI.

Foram homenageados os professores Tamara Gervazoni, Marcos Gasparino Schimidt, Renato Verzani, Renata Nucci, Thabata Camargo Candreva, Leandro da Silva de Araujo, Fabrício Silvestre, Thales Storari e Lais de Freitas Ferla Mendes, além dos coordenadores do projeto Moisés Diego Germano e Priscila Samora Godoy Ribeiro.

O Prefeito Toninho Bellini, o Secretário de Esportes e Lazer Flávio Boretti, o Secretário de Saúde Vladen Vieira e o Diretor de Esportes Flávio Figueiredo também receberam a medalha.

Compartilhe
error: