Gazeta Itapirense

Saúde confirma “intercambialidade” e avisa que vacinação continua

A secretaria municipal de Saúde agiu rápido diante da iminência de atrasar todo calendário de vacinação contra a covid por causa da falta do imunizante produzido pela Fio Cruz (AstraZeneca) e anuncia para a próxima quinta-feira, dia 16, o retorno da imunização para aquelas pessoas que já receberam a primeira dose da AstraZeneca, usando como segunda dose o imunizante produzido pela fabricante norte-americana Pfizer. É aquilo que no jargão científico convencionou-se chamar de “intercambialidade”, ou seja complementa-se a segunda dose com uma vacina diferente daquela aplicada na primeira.

O Ministério da Saúde torce o nariz para este tipo de estratégia e procura demover as autoridades dos diversos Estados que a tem adotado. A comunidade científica brasileira – com respaldo de colegas dos países mais avançados –  diz que a estratégia é acertada.

A aplicação da segunda dose com o imunizante da Pfizer será feito ainda mediante assinatura de documento onde a pessoa que vai receber a vacina atesta que sabe da mudança (veja nota oficial abaixo).

 

Reinício

 

Desta forma, nessa quarta-feira, 15, haverá aplicação da segunda dose para quem tomou a Coronavac em 18 de agosto, ou antes disso. Essas pessoas terão até o dia seguinte para comparecer ao Ginásio de Esportes. Ainda na quinta,  também das 8h00 às 15h00, haverá a  aplicação da segunda dose (Pfizer) para quem tomou AstraZeneca no dia 23 de junho, ou antes. Levar CPF, Cartão do SUS e Carteirinha de Vacinação. No dia seguinte, 6ª feira,17, também das 8h00 às 15h00, será a vez todas as pessoas que receberam a primeira dose da própria vacina da Pfizer nos dias 30, 29 de junho, ou antes.

 

A nota da Prefeitura

“A intercambialidade excepcional e emergencial dos imunizantes (1ª dose: Astrazeneca e 2ª dose: Pfizer) será feito para pessoas que tomaram a 1ª dose da vacina Astrazeneca no dia 23 de junho ou antes disso. É necessário respeitar o período de 12 semanas entre as doses.

➡ A aplicação do imunizante Pfizer para cumprir o esquema vacinal iniciado com a Astrazeneca foi autorizado em caráter emergencial pelo Governo do Estado de São Paulo e os detalhes podem ser consultados na 22ª atualização do Documento Técnico da Campanha de Vacinação Contra a COVID-19, disponível no site www.saude.sp.gov.br/cve-centro-de-vigilancia-epidemiologica-prof.-alexandre-vranjac/.

– OBS.: As pessoas que optarem por tomar a 2ª dose da Pfizer assinarão um termo de ciência no momento da aplicação”.

Vacina da Pfizer irá complementar também a imunização de quem foi vacinado(a) com ela

 

Compartilhe
error: