Gazeta Itapirense

Falta da AstraZeneca interrompe aplicação da segunda dose

A Secretaria de Saúde do município tentou ao máximo contornar a crise da falta de vacina AstraZeneca, mas não teve jeito. A partir de amanhã, até que a situação fique mais clara, deixa de aplicar temporariamente a segunda dose desta vacina.

Produzida no Brasil pela Fiocruz, a falta da vacina tem causado problemas em quatro estados, Maranhão, Pernambuco, Rio de Janeiro, e principalmente em São Paulo, onde a estimativa é de que cerca de um milhão de pessoas em todo o Estado estão em atraso com a aplicação da segunda dose.

Depois de vacinar o grupo que tinha tomado a vacina entre 21 e 24 de junho na segunda-feira, 13, a divisão de Vigilância Epidemiológica (V.E) responsável pelo esquema de vacinação no município, emitiu uma nota por intermédio da Assessoria de Comunicação da Prefeitura, informando que “aplicações da segunda dose da vacina AstraZeneca que ocorreriam essa semana estão temporariamente suspensas”.

Segundo a nota, caso a crise de abastecimento persista, não está descartada a aplicação da vacina da Pfizer, que tem sido utilizada para imunizar ao público adolescente e que em cidades como a capital São Paulo, vem sendo usada como segunda dose para suprir a falta da AstraZeneca.

A grande imprensa noticiou que a Fio Cruz deve entregar hoje um lote de um milhão de doses da AstraZenca para o Ministério da Saúde. A produção havia sido interrompida por falta de insumos. A entrega deve melhorar um pouco a situação, mas a agenda continuará espremida para os municípios.

 

Repescagem

 

Enquanto não se define o calendário a partir de 4ª feira, 15, a V.E convoca para esta terça-feira, 14, todas as pessoas com idade a partir de 12 anos, que não tomara ainda a primeira dose, que se dirijam devidamente documentados (Cartão do SUS, CPF, comprovante de endereço e cadastro no Site Vacina Já – www.vacinaja.sp.gov.br ) para o Ginásio de Esportes José Bonifácio Coutinho Nogueira (conjunto residencial Humberto Carlos Passarella) para serem atendidos. Menores de 18 anos devem necessariamente comparecer acompanhados de uma pessoa responsável. O atendimento será realizado das 08h00 às 15h00.

“Repescagem” no Ginásio de Esportes, para quem não tomou primeira dose a partir dos 12 anos

Compartilhe
error: