Gazeta Itapirense

Dia da Terra é comemorado com ações pelas secretarias de Meio Ambiente e Agricultura  

O dia 22 de abril marca a celebração do Dia da Terra, instituído oficialmente pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2009, embora tenha sido comemorado pela primeira vez em 1970, nos Estados Unidos. A data tem como objetivo incentivar governos, organizações não governamentais e a sociedade civil a refletirem sobre a importância da preservação ambiental e a promoverem ações sustentáveis.

“É urgente reconhecer a Terra como um sistema vivo, primordial para o desenvolvimento agrícola, a estabilidade dos ecossistemas, a segurança alimentar e o enfrentamento das pressões causadas pelo crescimento populacional mundial”, afirma o biólogo Anderson Martelli, diretor da Secretaria de Meio Ambiente de Itapira.

Nesse contexto, as Secretarias de Meio Ambiente e de Agricultura têm promovido diversas ações em comemoração à data, com foco na conservação ambiental e na sustentabilidade. Entre as principais iniciativas estão:

  • Plantio de árvores nativas em Áreas de Preservação Permanente (APP), áreas verdes e passeios públicos;
  • Ações de limpeza e preservação das margens do Ribeirão da Penha;
  • Manutenção e gestão do Aterro Sanitário, cuja operação adequada é essencial para evitar a contaminação do solo — sendo regularmente avaliada pela CETESB;
  • Apoio aos proprietários rurais por meio do uso de implementos agrícolas e tratores, com foco em práticas sustentáveis de manejo do solo, como o respeito às curvas de nível, à vegetação arbórea e às áreas de APP, promovendo uma agricultura mais responsável;
  • Reconhecimento no Programa Município Agro, com a conquista da 11ª posição no Grupo 1 em 2024, resultado das boas práticas adotadas na agricultura local;
  • Gestão das feiras livres e da feira noturna, incentivando a comercialização de produtos agropecuários produzidos no município;
  • Promoção do descarte correto de embalagens de agrotóxicos, prevenindo a contaminação do solo e do lençol freático.

Segundo Martelli, diversos estudos alertam para o fato de que os recursos naturais são finitos e devem ser utilizados de forma consciente e sustentável. “Apesar disso, a natureza enfrenta uma grave crise, impulsionada pela perda da biodiversidade, pela poluição e pelo aquecimento global. Precisamos ampliar o uso de fontes de energia renováveis, reduzir a dependência dos combustíveis fósseis, restaurar ecossistemas e florestas, conservar e recuperar os solos, melhorar as práticas agrícolas, despoluir o ar e os rios, retirar os plásticos dos oceanos e fortalecer a coleta seletiva e a logística reversa dos resíduos sólidos”, completa.

Além disso, ele destaca a importância da Educação Ambiental como ferramenta essencial para sensibilizar diferentes públicos — desde crianças até adultos — sobre a urgência da adoção de atitudes sustentáveis no dia a dia.

Por fim, Martelli, juntamente com os secretários Cristiano Florence e Noé Massari, reforça que o compromisso com a preservação da Terra deve ser diário. As Secretarias seguirão promovendo ações em prol do meio ambiente e buscando, sempre que possível, envolver a sociedade civil, gestores ambientais, professores e alunos na construção de uma cidade mais sustentável.

Compartilhe
error: