Gazeta Itapirense

Projeto Geração Handebol é lançado e vai atender 250 crianças em quatro polos

Uma iniciativa inédita na história do handebol itapirense se transformou em realidade na tarde de quinta-feira (24). Em cerimônia realizada no Ginásio de Esportes ‘Santo Breda Sobrinho’, no Centro Esportivo e de Lazer ‘Hideraldo Luiz Bellini’, foi lançado oficialmente o Projeto Geração Handebol – Ano I.

O trabalho atenderá inicialmente 250 crianças de 6 a 11 anos, em quatro polos de escolinhas. O desenvolvimento do Geração Handebol está sob incumbência da Associação Desportiva – Itapira Handebol Clube, entidade criada em 2001 por atletas e ex-atletas da modalidade.

O projeto conta com apoio da Prefeitura de Itapira, por meio das secretarias municipais de Esportes e Lazer e de Educação, além dos patrocínios do Grupo Penha S/A, Micropack – Papelão Micro-ondulado e Grupo NB Máquinas através da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal.

Sob supervisão dos professores de Educação Física, Amanda Laura Souza e Maycon Braglin, as escolinhas funcionarão nos seguintes locais: Ginásio ‘Santo Breda de Oliveira Sobrinho’, no Centro de Lazer; Ginásio de Esportes ‘José Bonifácio Coutinho Nogueira’, no bairro Humberto Carlos Passarela; Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) ‘Gilmery Vasconcellos Pereira Ulbricht’, no Assad Alcici; e Emeb ‘João Simões’, na Vila Boa Esperança.

Neste primeiro ano o Geração Handebol vai atender 250 crianças na faixa etária de 6 a 11 anos. Sob coordenação de Diego Luiz Gallo, a equipe conta, além dos dois professores, também com a psicóloga Renata Campanini Belinelli.

Os profissionais envolvidos serão responsáveis pelo planejamento e condução das atividades esportivas, ensino de habilidades, promoção da inclusão e participação, acompanhamento e avaliação do progresso, orientação para que sigam um estilo de vida saudável e estímulo ao espírito esportivo e ao fair play. Todas as crianças participantes recebem ainda uniformes.

CERIMÔNIA

A cerimônia de lançamento do Projeto Geração Handebol – Ano I contou com a presença da presidente do Itapira Handebol Clube, Priscila do Carmo Semogin; do secretário de Esportes e Lazer, Moisés Diego Germano – que representou o prefeito Toninho Bellini -; da secretária de Educação, Regina de Santana Lago Gracini; e dos vereadores Carlos Alberto Sartori (presidente da Câmara Municipal de Itapira), Fábio Galvão dos Santos e Rogério Codogno.

A mesa de autoridades acomodou também os representantes do Grupo Penha, o gerente de controladoria Rafael Beghini e o coordenador de Recursos Humanos, Müller Catelan, bem como o gerente de controladoria do Grupo NB, Rafael Moscom.

Destaque para as crianças que participam do projeto, familiares, diretoras e coordenadoras das escolas envolvidas, colaboradores das secretarias de Educação e Esportes e Lazer, dirigentes da Associação Desportiva – Itapira Handebol Clube e atletas da modalidade.

Além de agradecer a presença de todos, Priscila enfatizou que o projeto lançado vai muito além do esporte. “O Projeto Geração Handebol representa oportunidade, inclusão, desenvolvimento e esperança para cerca de 250 crianças”, discursou.

Ela fez ainda um agradecimento especial ao técnico e coordenador do Handebol de Itapira, Fábio Sartori, o Espaguete, pelo empenho, paixão pelo esporte e preocupação com os seres humanos, bem como à parceria com as secretarias municipais e patrocinadores, “que compreenderam a importância de investir no futuro de nossas crianças”.

Moisés Germano também fez uma menção especial a um dos principais incentivadores da modalidade, o técnico Fábio Sartori. “É um privilégio estar aqui porque fui atleta de handebol. É gratificante, na condição de secretário, olhar para os meus amigos que dividiram a quadra comigo e olhar para o meu professor e falar: o seu sonho de mais de 20 anos está se realizando. O Fábio sempre acreditou não só na gente como atleta, mas sempre acreditou no ser humano que ele poderia formar”, ressaltou.

A secretária Regina Gracini não escondeu a felicidade pelo momento. “Estou feliz pelo Projeto Geração Handebol estar acontecendo. Espero que continue e, se possível, que seja ampliado para todas as nossas unidades do Ensino Fundamental. Deixo aqui já o nosso pedido, tanto para o Itapira Handebol quanto para as empresas. Esse trabalho não é só esporte, ele vem com todo suporte e trabalho com a família. É uma oportunidade de transformação na vida de todas as crianças e jovens”, completou.

As atividades do Projeto Geração Handebol podem ser acompanhadas pelo Instagram (www.instagram.com/geracaohandebolitapira). Mais detalhes também no site www.ihc.org.br.

Compartilhe
error: