Ponte do Maé: obra avança e entra na reta final
A obra de construção da ponte que vai ligar os bairros Jardim Soares e Penha do Rio do Peixe está na fase final de execução e pode ser entregue nos próximos 15 dias.
O novo dispositivo de trânsito vai levar o nome do saudoso e querido comerciante Ismael Aparecido Faria Vasconcelos, o “Maé,” da Comercial Rio Branco. A projeto de lei de autoria do vereador Luan Rostirola foi aprovado por todos os demais edis em 13 de fevereiro passado e faz uma justa homenagem ao carismático comerciante que nos deixou em maio de 2024.
A ponte está localizada entre as ruas Professor Fenízio Marchini, Ari Wilson Cremasco e Soldado Constitucionalista, na região do Jardim Soares e tem valor de R$ 3.149.640,19.
Ela contará com 12 metros de largura, sendo 6 metros destinados à rodagem e 3 metros de calçada em cada lado, garantindo mais segurança para pedestres e motoristas. O vão livre da ponte será de 20,91 metros, permitindo a passagem segura de veículos e tráfego fluvial.
A estrutura foi construída em concreto armado com vigas protendidas e laje, o que proporciona maior durabilidade e resistência à obra.

Assim que estiver pronta permitirá a melhoria significativa no trânsito local e o aumento da segurança para os moradores da região.
Conversamos com João Fernandes, responsável pela obra, para saber mais detalhes desta fase final dos trabalhos: “se o tempo ajudar em até 15 dias fica tudo pronto, estamos na fase chamada de tratamento de solo, para depois vir guia e sarjeta e a camada de asfalto, liberando o trânsito para a população”.
Com vãos de cerca de 60 metros de comprimento, as duas entradas da ponte podem ainda receber uma rotatória de cada lado para dar mais agilidade ainda.
A expectativa é que assim que for inaugurada ela desafogue o trânsito da outra ponte que fica ao lado da Fábrica Penha.
