Equipes definem plano de segurança da Festa de Maio
No início da tarde desta terça-feira, 22, as secretaria de Cultura e Turismo e de Defesa Social se reuniram para traçar as estratégias de segurança para garantir a tranquilidade dos participantes da 137ª Festa de Maio de Itapira, que acontece entre os dias 1 e 13 de maio. O secretário de Governo e Defesa Social, Sandro César Oliveira Almeida, a diretora de Cultura e Turismo, Roniana Valentim, e o historiador Eric Apolinário conduziram as tratativas.
Pelos órgãos municipais estiveram presentes a comandante da Guarda Civil Municipal Patrícia Zacarioto e o Supervisor Operacional Cavallaro, o chefe da Defesa Civil Romeu Job Souza e o Diretor de Trânsito Luís Gustavo Pereira. A Polícia Militar do Estado de São Paulo foi representada pelo comandante da 3ª Companhia de Polícia Militar em Itapira, Capitão Carlos Antunes dos Santos Junior.
Assim como já foi feito no ano passado, a Guarda Civil Municipal atuará com efetivo ampliado, garantindo a cobertura de toda a extensão da festa sem prejudicar o patrulhamento de rua na cidade. Uma equipe de seguranças particulares e controladores de acesso também foi contratada pela Secretaria de Cultura e Turismo para atuar todos os dias e em todo o perímetro do evento. O departamento de Trânsito também atuará organizando o fluxo de veículos na região e a Defesa Civil permanecerá como apoio junto com o SAMU e a ambulância da Secretaria Municipal de Saúde. A Polícia Miliar, por sua vez, afirmou que também irá atuar nos treze dias de festa com viaturas fixas nas extremidades do perímetro. O capitão Antunes disse também que irá pedir apoio de mais viaturas para o comando regional.

“Todas essas questões relativas à segurança já vinham sendo debatidas em nossas reuniões da Comissão de Eventos. Mas esse encontro segmentado foi decisivo para que todos os órgãos ficassem bem alinhados. É uma festa extensa em área e quantidade de dias e, por isso, a segurança vem sendo tratada com muita atenção”, disse a diretora de Cultura e Turismo, Roniana Valentim.