Instalada a primeira armadilha contra a dengue em Itapira
A Prefeitura de Itapira, através da Vigilância Epidemiológica, acaba de instalar nesta segunda-feira, 22, a primeira armadilha que tem como objetivo evitar a disseminação do mosquito transmissor da dengue.
O primeiro imóvel a receber o artefato fica na rua Augustinho Osório de Oliveira, no bairro Assad Alcici, região da cidade que tem histórico de casos da doença nos últimos 10 anos. Aliás, este foi o critério usado pelo VE para escolher os locais que irão receber a armadilha.
A estações disseminadoras de larvicidas atraem a fêmea do mosquito. Esta, ao tentar depositar os ovos, entra em contato com o larvicida e posteriormente transporta o veneno para outros criadouros onde pousar, eliminando as larvas e interrompendo o ciclo de vida do Aedes aegypti.
A Prefeitura comprou 1.440 estações disseminadoras que serão instaladas em pontos estratégicos da cidade, sempre seguindo o mapa histórico da doença.

“Esta é uma parceria que estamos fazendo com os moradores desta região que chamamos de Complexo Pé no Chão. A armadilha não oferece risco algum aos moradores e nem aos pets. A atuação dela é de um raio de 400 metros que a fêmea pode levar o larvicida”, explicou Josemary Apolinário, responsável técnica da Vigilância.
O Complexo Pé no Chão irá receber 415 armadilhas e, além dele, serão espalhadas pelos bairros Vila Ilze, Cubatão e Prados.
De fácil instalação, a estação disseminadora de larvicida é manuseada sempre que necessário por agentes da VE.

A primeira moradora a ceder sua casa para a instalação foi Isabel Robles Dinis, que mora no local há 30 anos: “acho muito importante o trabalho da Vigilância pois sei o quanto é perigosa esta doença. Meu filho e meu marido tiveram e ficaram muito mal. Acredito que todo morador que for procurado por eles deve aceitar ser um guardião da armadilha”, frisou.
A secretária de Saúde, Maria Sueli Longhi esteve presente para acompanhar de perto os trabalhos: “a população acaba sendo um agente desta tecnologia contra a dengue e isso é muito importante para que tudo dê certo. Vamos continuar na luta contra esta doença que causou tanta dor em nossa cidade”.
